Equipe multiprofissional na gravidez- Importância e benefícios

Com a notícia de que um bebê irá chegar, começa uma busca por um acompanhamento profissional de qualidade durante a gravidez.

É claro que mamãe e dia família querem uma gravidez mais saudável possível, e para isso precisa contar com pessoas competentes em suas competências e habilidades para tornar isso o mais próximo possível da realidade.

Equipe multiprofissional na gravidez

Profissionais competentes garantem que questões da gravidez serão investigadas com competência e seriedade .

Uma equipe multiprofissional quer dizer que vários profissionais que envolvem o universo  da gravidez saudável irão trabalhar em comum objetivo, com intuito de tornar o processo da gravidez o mais leve e calmo possível.

Profissional obstetra

Sem dúvidas esse profissional deve ser o ponto chave da equipe multiprofissional de assistência a gestante. A partir dele, ações serão tomadas e estratégias traçadas, diante do prognóstico da gravidez e seus possíveis contratempos e procedimentos de urgência.

Esse é um profissional que deve acompanhar a gestante do início ao fim da gestação, transformando as conseguirás de pré-natal em momentos de confiança e de ambiente seguro, onde todas as suas dúvidas e opiniões são respeitadas e discutidas, para assegurar a grávida momentos firmes e de acolhimento.

Esse profissional direciona os demais e autoriza procedimentos, com auxílio de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

Sem dúvidas alguma, o Relacionamento da gestante com seu obstetra deve ser de pela confiança e humano.

O nutricionista e a gestante

Esse é um dos profissionais “chave” da gestação.

Sabemos que a alimentação da gestante impacta diretamente nas doenças gestacionais e prognósticos para vias de parto e suas condições.

Manter uma alimentação saudável e realmente um desafio, pois no início da gestação geralmente a gestante pode ter enjoos que dificultem a ingestão de nutrientes e calorias necessárias para a saúde do bebê, assim como, o aumento de apetite e ansiedade pelas etapas da gravidez, fazerem com que a gestante tenha uma compulsão por alimentos não tão saudáveis.

O papel do nutricionista na gestação é orientar a gestante quanto as melhores opções de alimentos, de acordo com sua individualidade e peculiaridades, para que essa vida nutricional saudável venha a ser com prazer e vigor.

Frutas, legumes, verduras, proteínas, outros carboidratos?

O que a gestante pode ou não comer?

Qual o melhor momento para fazer uma dieta mais restrita em calorias?

Como fazer para manter o controle de peso na gestação?

Essas são algumas dúvidas persistentes semana após semana da gestação, mas que podem ser tiradas e debatidas com o nutricionista que acompanha a gestante.

O enfermeiro no pré-natal

O enfermeiro tem importância tamanha na gestação. Faz um acompanhamento direto a saúde da gestante no pré-natal, com o ganho e manutenção de peso, presença de vacinas, realiza o calculo da idade gestacional, data provável do parto, medição da barriga e tira dúvidas referentes a gestação. Ele proporciona qualidade com acolhimento necessário principalmente as gestantes que fazem acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde, onde tem papal fundamental na atenção básica, com mínimo de consultas pré-estabelecidas e garantia de seriedade no serviço.

O enfermeiro possui competência e habilidades para acompanhar essa gestante, prestando atenção a seus sinais e sintomas, sendo preenchidos e relatados na caderneta da gestante.

O dentista e a gestante

Essa é uma das maiores orientações a gestante. O cuidado com a saúde bucal deve ser feito a vida toda, mas durante a gestação ganha uma atenção especial, pois as infecções bucais, principalmente após o terceiro trimestre da gravidez podem acarretar em sérios problemas para a gestante.

Existem situações diretamente ligadas a saúde da boca da gestante ao desenvolvimento do bebê que está sendo formado na barriga ainda. Isso acontece porque as bactérias encontradas na boca da mamãe, e que causam infecções podem cair na corrente sanguínea e atingir o bebê, trazendo consequências que podem ser graves.

Lembrando que alguns tratamentos não são recomendados nas primeiras semanas da gravidez e após a trigésima semana, mas tenha a certeza que o profissional irá orientar sobre a segurança e eficácia para o tratamento necessário

Por isso, ir ao dentista durante a gestação está entre um dos cuidados indispensáveis.

Educador físico e a gestante

E cada vez mais frequente observarmos gestantes que praticam e se dedicam a prática de esportes físicos durante a gravidez.

Sabemos que esse é um benefício para controle de ganho de peso, qualidade do sono, controle de ansiedade, auxílio para a hora do parto e outras coisas.

Essa é uma prática que deve ser liberada pelo obstetra, independente do período gestacional que a mulher se encontra.

Essa liberação garante saúde e qualidade do pré-natal para mamãe e bebê.

Veja algumas atividades que gestantes podem fazer durante a gravidez:

  • pilates
  • Musculação
  • Crossfit
  • Aeróbico
  • Dança
  • Bicicleta
  • Natação
  • Outras

Seja qual for a sua escolha, é importante que você se sinta bem com o profissional e com a categoria de esportes que se deseja praticar.

Fisioterapeuta e a grávida

Ter um acompanhamento de um fisioterapeuta realmente é um privilégio muito grande.

A fisioterapia para gestantes pode ser feita desde o início da gravidez, sendo mais intensificada no último semestre. Os exercícios comandados e supervisionados são baseados em alongamentos, relaxamento e respiração.

Junto a esses movimentos também são feitos exercícios de fortalecimento dos músculos e preparo de abdômen e períneo.

Os exercícios de fisioterapia contribuem também para diminuir aqueles desconfortos clássicos da gestação, como dores no corpo e inchaços.

Lembrando que a fisioterapia pode ser estendida até o puerpério, fornecendo incinerou benefícios as gestantes , como ajuda  no retorno a estética do corpo e prevenção a depressão pós parto.

Um fisioterapeuta obstetra é uma especialização profissional que proporciona maior atenção aos cuidados da gestante, exigidos nessa época.

Muitas gestantes que tem preferência por parto normal, procuram fazer fisioterapia a partir da trigésima segunda semana de gravidez, a fim de fortalecer o assoalho pélvico.

Farmacêutico e a grávida

O profissional farmacêutico é um dos profissionais da saúde de mais fácil acesso do Brasil, pois o mesmo devem estar presentes nos consultórios e balcões de cada farmácia, prontos para tirar dúvidas sobre interações medicamentosas na gravidez, indicações de ações não farmacológicas para amenizar ou tratar sinais e sintomas e fazer encaminhamentos necessários a outros profissionais de saúde.

A grávida deve sempre tirar suas dúvidas com o profissional farmacêutico, assim como tirar dúvidas e pedir ajudas nas estratégias de esquemas de medicamentos e ações para amenizar e prevenir os desconfortos na gravidez.

O psicólogo e a gestante

Sem dúvidas a gestação é um dos maiores desafios de uma mulher.

Bem no momento em que há um bombardeamento de hormônios, a mulher precisa se tornar forte e cheia de vida para enfrentar as questões exigidas durante a gestação.

Infelizmente esse pode não ser um processo tal fácil assim, quanto acabam romantizando. Existem medos, anseios, dúvidas e inquietude na mente da futura mamãe, afinal um ser tão pequeno e dependente irá chegar ao mundo para fazer parte do seu dia-a-dia, para o resto de sua vida.

O psicólogo ajuda a gestante a se posicionar em meio a todos esses sentimentos e encontrar meios de se fazer autoajuda, tornando a gestação mais serena e o pós parto com menos período de depressão e outras condições indesejadas.

O psicólogo também ajuda durante a gravidez na relação de casal, fazendo que os futuros lápis entendam que eles, além de pais, são homem e mulher, e merecem ser vistos assim um pelo outro.

Isso fortalece a relação do casal, centralizando sua intimidade e companheirismo.

O psicólogo pode atuar em diversos pontos durante a gravidez, como por exemplo:

  • intimidade do casal
  • Parto
  • Puerpério
  • Preparação parental
  • Depressão pós parto
  • Aceitação do corpo
  • Possível afastamento de amigos.
  • Outros

A integração da equipe

Cada profissional tem sua importância, opinião e exerce uma conduta. A integração da equipe se dá na complementação de procedimentos e como irão fazer para que tenha a melhor eficácia.

Quando a equipe se une, a possibilidade de acertar e conduzir melhor a gestante é indiscutivelmente maior. Isso acontece porque são vários pontos de vista, o que enriquece as possibilidades e chances de acerto.

Geralmente essa equipe não tem a possibilidade de se reunir presencialmente. Então, a integração é feita por meios de encaminhamentos técnicos, onde se explica a razão, sinais e sintomas do posicionamento a ser tomado naquele momento.

A equipe unida é indiscutivelmente mais forte. Por isso, a gestante deve respeitar o espaço de cada profissional e seguir sua conduta a partir da liberação de seu obstetra.

A la vem bebe está com você

Viemos aqui te garantir que você tem com quem contar. Desejamos profundamente que nove tenha profissionais competentes, que te acompanhem nessa fase, mas saiba que nós sempre estaremos aqui para lhe repassar conhecimento e lhe estender a mão.

Saiba que nossa relação com você vai muito além de fornecimento de informações, mas também de acolhimento e fraternidade.

Conte conosco em casa momento, em cada etapa. Nós estamos e vamos confiar aqui, lhe ajudando e prestando apoio no que precisar!

Continue nos acompanhando em nossas redes sociais.

Nos siga no instagram

Nos acompanhe no facebook 

Visite nosso blog periodicamente

Conte conosco!

Equipe Lá Vem Bebê