Ensaio gestante: como tirar as melhores fotos?

O período de gravidez é longo e marcante para muitas mamães, que buscam eternizar esses 9 meses em um lindo álbum de fotos. Os ensaios de gestante fazem muito sucesso e é uma ótima maneira de recordar o barrigão.

Neste texto, daremos algumas dicas para que você e seu fotógrafo consigam tirar as melhores fotos no seu ensaio gestante, conseguindo o melhor cenário, as melhores poses e o melhor estilo de fotografia, Vamos lá?

Invista em looks leves

O foco das fotos deve ser a barriga da gestante, além de que ela esteja confortável durante todo o ensaio. Por isso, o ideal é utilizar looks leves para que que não causem incômodo nem para você, nem para o bebê.

É importante que a roupa utilizada seja acordada entre todos para que, no momento das fotos, não ocorram mal entendidos ou o resultado final saia diferente do esperado. É importante que todos estejam com as suas expectativas alinhadas.

Além disso, é interessante que a roupa tenha tons neutros e claros, evitando chamar muita atenção. Ao mesmo tempo a personalidade da gestante também precisa ser respeitada e exaltada nas fotos.

A maquiagem também deve seguir esse estilo, com cores mais leves e que não causem tanto destaque. É importante que tudo esteja leve para evidenciar a pureza e calma da criança que está chegando.

E o mesmo vale para os homens: é interessante que eles também foquem em tons neutros e claros e em um look que não chame tanta a atenção, afinal, é a gestante e o seu bebê quem precisam estar em evidência.

Caso sejam utilizados acessórios, eles precisam evidenciar quem a mamãe é, mas também não podem ser tão chamativos e destacantes. Ao conversar com o fotógrafo responsável, é possível alinhar o que combina ou não com o ensaio a ser feito.

Faça a sua “bolsa de ensaio”

Existem alguns itens que devem ser levados pela mamãe na hora de realizar o seu ensaio, seja em sua casa ou em uma locação. É interessante que, caso sejam muitos itens a serem levados, que opte por uma bolsa de rodinhas para facilitar o transporte.

É importante levar as roupas que serão utilizadas no ensaio, caso elas sejam providenciadas por você. Além disso, é interessante levar uma roupa extra, caso ocorra algum acidente e uma das peças não possa ser mais utilizada nas fotos.

Caso as fotos sejam feitas em um ambiente externo, leve repelentes e protetor solar para que sejam passados antes das fotos, assim, os insetos não atrapalharão as suas fotos e você estará protegida dos raios solares.

Também é importante cuidar da sua alimentação, já que é comum que os ensaios fotográficos demorem muito para serem concluídos. Por isso, coloque água e um lanchinho na sua bolsa para consumir durante as pausas do ensaio.

Também é possível levar algumas decorações e objetos que simbolizem a chegada do bebê, como um sapatinho, um ursinho ou outros itens. Caso você queira fazer essa homenagem, é importante adicioná-los dentro da mala.

Não tenha medo de levar outros itens que achar interessante e que possam combinar com a estética do ensaio. Você poderá conversar com o fotógrafo e avaliar se eles podem ser encaixados ou poderão ficar para uma outra oportunidade.

Foque em você

Que tal tirar o dia do seu ensaio fotográfico também para ser um dia de relaxamento para você? Tire o dia para se arrumar e relaxar antes de fazer as fotos, investindo em uma bela maquiagem, hidratação para o corpo e rosto, dentre outras maneiras de se sentir linda e relaxada.

É importante não se descuidar da saúde, se alimentando bem e descansando corretamente. Assim, você terá uma aparência saudável mesmo sem maquiagem, e poderá trazer um resultado bem mais satisfatório para as fotos.

Também é importante avaliar se você se arrumará para as fotos em um salão, tendo cabelo e maquiagem feito por profissionais ou se arrumará em caso. É possível aprender a como fazer lindas maquiagens em casa, o que ajudará  a economizar dinheiro.

Mesmo com tanto tempo investindo em você, é importante ficar atenta com o horário e não se atrasar para o ensaio. O fotógrafo poderá ter outros compromissos durante o dia, além de que, se for um ensaio durante o dia, precisa aproveitar a luz do sol para que as fotos saiam como esperado.

Se programe para chegar ao local do ensaio no tempo correto, e caso as fotos sejam tiradas na sua casa, é importante que o ambiente já esteja limpo e arrumado, e caso seja possível, que você também já esteja pronta.

Assim, isso otimiza o período para a realização das fotos, permitindo com que mais fotos sejam tiradas e que o profissional consiga aproveitar ao máximo do local escolhido e da luz do sol, que faz toda a diferença para as fotografias.

Escolha um bom fotógrafo

Grande parte do sucesso do ensaio se dará pela qualidade do fotógrafo que foi contratado. Também é possível pedir para um amigo ou parente tirar as fotos, mas o resultado poderão não ser tão profissional.

Se possível, escolha um profissional que seja indicado por alguém que você conheça. Assim, você terá a confiança de que ele fará um bom trabalho, além de diminuir as chances de levar um golpe.

Muitos fotógrafos contam com um portfólio on-line ou um um perfil nas redes sociais no qual postam algumas das fotos realizadas em seus ensaios anteriores. É importante dar uma olhada nessas fotografias para conhecer o estilo do fotógrafo.

Assim, você conhecerá um profissional que conseguirá atender melhor os seus gostos e entenderá o estilo que você quer para as fotos. Entretanto, nada impede que um profissional queria fazer algo diferente do que ele está acostumado.

Outro fator importante é o preço. Existem profissionais com diferentes faixas de preço, além de combos com diferentes número de fotos que serão entregues para o cliente, e que consequentemente terão um valor diferenciado.

É importante que o ensaio caiba no seu orçamento, afinal, você já terá gastos com os preparos para a chegada do bebê, e não é interessante se endividar durante esse período. Por isso, faça uma boa pesquisa nos profissionais do mercado.

Defina o período ideal

Você prefere tirar fotos durante o dia ou à noite? A depender do horário em que as fotos forem tiradas, o seu ensaio poderá ter uma temática diferentes e externar emoções distintas, por isso, é importante ter o período do ensaio definido.

Durante o dia, é possível utilizar a luz do sol para criar um ambiente mais claro e vívido. Enquanto isso, a noite pode ser utilizada para criar um ensaio mais íntimo e misterioso. Além disso é possível utilizar luz artificial para manter a gestante em evidência nas fotos e visível.

Você já conhece a Golden Hour? A chamada “hora mágica” é tida como os fotógrafos como um dos melhores momentos para tirar fotografias sob a luz natural. Isso acontece porque esse momento a luz está mais suave, mas ao mesmo tempo, ainda forte, o que garantirá a nitidez das imagens.

Além disso, não são criadas sombras muito drástica nas fotos, o que auxilia numa maior nitidez e no reconhecimento dos elementos nas composições. Por isso, avalie se é interessante encaixar esse período no seu ensaio.

A golden hour acontece no começo da manhã ou no fim da tarde, quando o sol está saindo ou se pondo no horizonte. Sua duração não é longa, por isso, é importante se programar bem para conseguir tirar belas fotografias na hora mágica.

Decida quem mais participará do ensaio

É comum que o casal participe do ensaio de gestante, mas algumas mamães também podem querer adicionar outros membros da família que são importantes para ela ou até mesmo fazer sozinha.

O importante que é que a gestante se sinta confortável com o ensaio e que as fotos saiam do jeito que ela planejou. Além disso, contar com pessoas importante nas fotos ou que pelo menos estão acompanhando a sessão de fotos pode auxiliar a deixar esse momento ainda mais especial.

Além disso, quando as fotos estiverem prontas, todos poderão sentar juntos e conferir o resultado das fotografias, além de ser uma forma de mostrar para o bebê ou criança os familiares ou pessoas que foram importantes naquele momento.

Não tenha medo de ousar ou testar coisas diferentes no seu ensaio de gestante. Ele precisa ter a sua personalidade e de marcar um momento muito importante da sua vida. Além disso, não tenha receio de expor as suas ideias para o fotógrafo, já que ele auxiliará em encontrar uma maneira de encaixar as suas ideias e ter um lindo álbum de fotos.

Diante disso, já comece a preparar as ideias para o seu ensaio gestante e comece a procurar o melhor profissional para tirar as suas fotos. Assim, você conseguirá registrar esse período tão importante de uma maneira única e muito especial para você e toda a sua família!

Enquanto o bebê não nasce, que tal já começar a preparar o seu chá de bebê? Acesse o nosso site e veja como montar a sua listinha on-line!