Ecocardiograma do bebê – Prevenção ainda na barriga

Indiscutivelmente a saúde do bebê está entre as maiores preocupações das mamães. Identificar possíveis doenças e síndromes é um dos objetivos dos exames feitos durante o pré-natal. Nesse conteúdo vamos falar sobre o ecocardiografia do coração do bebê ainda na barriga da mamãe, que ajuda muitas crianças e mamães no diagnóstico de possíveis anomalias.

O que é o ecocardiograma do bebê ainda no útero

O ecocardiograma fetal é o único que pode diagnosticar cardiopatias quando o bebê ainda está no forninho da mamãe. Ele utiliza imagens através de ondas de som. Fazer esse exame ajuda a avaliar como está o crescimento e desenvolvimento do coração do bebê.

Este exame tem ajudado famílias no mundo inteiro a lidar com a identificação precoce de cardiopatias congênitas.

Esse exame faz parte da lista dos mais pedidos durante o Pré- Natal, apesar de infelizmente não constar ainda no protocolo padrão de Pré-Natal. Pode ser feito por todas as gestantes, sendo com uma atenção e indicação maior para aquelas mamães que tem gravidez de alto risco e histórico de doença na família, com doenças congênitas.

Como é feito o exame de ecocardiograma

Esse exame dura em torno de 15 a 20 minutos. Nesse momento, a gestante fica deitada em uma maca, inicialmente de barriga pra cima, o médico espalha um gel e usa um aparelho que parece com o que é utilizado para fazer o exame de ultrassom.

O exame não causa nenhum mal e não apresenta qualquer risco para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

A importância do diagnóstico precoce

Nós, da Lá Vem Bebê sabemos que esse assunto pode te afligir um pouco, mas ele é tão importante para que seu coração de mãe fique mais tranquilo e sossegado no futuro.

Descobrir qualquer cardiopatia mais cedo é um dos principais critérios para a sobrevivência e qualidade de vida do bebê, porque, dessa forma ele pode receber o atendimento certo, na forma correta. Inclusive, auxiliando que esse bebê já nasça assistido por uma equipe multidisciplinar especialista no assunto.

Caso seu médico não solicite o ecocardiograma fetal, converse e explique sobre a importância da tranquilidade que esse exame trará para você e sua família.

É importante que a mamãe leve todos os exames que fez para o médico cardiologista fetal que irá fazer o exame, principalmente o ultrassom morfológico.

Quando fazer o exame

O exame geralmente é feito no segundo trimestre da gestação. Durante aquele momento de preparar o quartinho do bebê, preparar o enxoval, escolha de nomepreparar as festas do bebê.

Esse exame tão importante deve ser feito presencialmente, entre a 24ª e 28ª semana de gestação. No Brasil, mais ou menos 50% dos casos de cardiopatia são descobertos ainda no exame Pré-Natal. Por isso é tão importante comparecer a todas as consultas de Pré- Natal, pois caso haja a suspeita ou indicação clínica, o médico solicitará o ecocardiograma antes do bebê nascer.

Quando a mamãe tem uma gravidez considerada de alto risco, o médico que acompanha pode solicitar o exame a partir das 14 semanas de gestação.

O que são as cardiopatias congênitas

É chamado de cardiopatia congênita qualquer coisa que esteja alterada na estrutura ou função do coraçãozinho do bebê, que acontece principalmente nas primeiras 08 semanas da gestação, se estendendo até o final da gravidez, mesmo que descoberto anos mais tarde.

Não se tem certeza de como acontecem essas cardiopatias. Elas podem acontecer por conta de medicamentos inapropriados durante a gravidez, infecções por vírus e também por casos na família, sendo causa genética.

O diagnóstico de cardiopatia congênita

Impossível não concordar que receber esse diagnóstico não é fácil em nenhuma idade da vida, especialmente quando o bebê ainda está na barriga de sua mãe, mas o mais importante é que a maioria das doenças do coração tem tratamento. Por isso a importância de descobrir cedo se o bebê tem alguma coisa que interfira ou afete o desenvolvimento e boa qualidade de vida

Podemos observar alguns sintomas das cardiopatias congênitas em bebês depois que nascem, sendo os mais comuns podendo ser notados durante os momentos das mamadas, podendo se observar o cansaço excessivo e transpiração, isso também pode acontecer durante o sono. A mamãe e toda família também devem prestar atenção na dificuldade no ganho de peso, irritação frequente e excessiva, e ainda cianose, que é caracterizada pela ponta dos dedos e/ou lábios arroxeados.

Fortaleça o coração do seu bebê

Não tem como prevenir 100% a cardiopatia do bebê, mas existem pequenos atos que a mamãe pode fazer durante a gestação, que com certeza vão diminuir esse risco:

Para quem é indicado o exame de ecocardiograma

Como já te falamos acima, o recomendado é que esse exame seja feito por todas as gestantes, mas como ainda não é obrigatório para todas, é indispensável para:

  • Quem tem retardo no crescimento intrauterino
  • Gestação acima de 35 anos
  • Alterações em exames obstétricos anteriores
  • Gestações de múltiplos
  • Arritmias
  • Malformações congênitas (costumam ser detectadas na ultrassom morfológica).
  • Gestantes adolescentes
  • Diabetes
  • Mamães que tiveram aborto anterior
  • Infecções virais
  • Histórico na família
  • Outros

Interpretando o exame ecofetal

Durante o exame de ecocardiografia pode observar as imagens da estrutura do coração em tempo real, e o médico consegue já diagnosticar alterações naquele momento. Quando o exame termina, o cardiologista especializado gera um laudo que descreve o que foi achado naquele procedimento. Na conclusão do laudo estará descrito o que foi achado naquele momento. Esse exame é levado para o obstetra que está acompanhando a mamãe, e ele que irá interpretar.

Caso haja suspeita de existir a cardiopatia fetal, a mamãe deve ser enviada brevemente para
um serviço de obstetrícia que tenha os recursos necessários para um parto mais seguro, com médicos habilitados e capacitados em cardiologia pré-natal e de genética médica.

A mamãe e a rede de apoio

É absolutamente normal a mamãe se sentir um tanto receosa e insegura durante o período da gestação, em especial aquelas que estão vivendo sua primeira gravidez. Mesmo aquelas que não estão nesse momento sendo mamãe de primeira viagem, toda gravidez é nova e única, e com ela vem todos os anseios e curiosidades. Isso se intensifica mais as vésperas de um exame tão importante, como o ecocardiograma do bebê.

É importante que quem estiver a seu redor esteja pronto a apoiar e orientar nesses momentos que antecedem e que recebe o diagnóstico, seja ele qual for, para que ajude a manter a calma e serenidade, que são essenciais para a saúde mental e física da mamãe nesse período.

Ficar atento as informações básicas e conversar sobre o assunto ajuda muito a futura mamãe a se sentir acolhida e compreendida. Isso é fundamental, especialmente se o diagnóstico requerer um sistema de alerta.

 

A importância do teste do coraçãozinho

Provavelmente, a maioria das mamães já devem ter ouvido falar sobre os testes obrigatórios e essenciais que devem ser feitos logo ao bebê nascer. Um deles é o teste do coraçãozinho, que identifica possíveis cardiopatias, auxiliam no diagnóstico e saúde do bebê em desenvolvimento.

Muitas famílias só recebem a noticia de alguma coisa anormal no coração do seu bebê após o nascimento, quando o teste do coraçãozinho é feito. Esse é um exame bem rápido, não causa risco de prejudicar o bebê, o aparelho usado é um oximetro, que faz a medição de como está o oxigênio no sangue da criança, e também como estão os batimentos cardíacos.

Esse é um exame que deve ser feito logo nos primeiros dias de vida da criança, ainda na maternidade, e as mamães que optarem por fazer o parto em sua residência devem logo se informar sobre a oferta dele em seu serviço de saúde mais acessível. Esse exame deve ser feito nos primeiros dias de vida da criança, ainda na maternidade.

Exerça o direito da criança, exigindo o teste no momento adequado. Esse teste salva vidas e tranquiliza a família do pacotinho também.

Continue aqui com a gente

Independente de em quais condições você esteja passando esse período da gestação ou pós-parto, nós estamos aqui, procurando sempre te manter bem informada, e auxiliar em cada parte desse momento. A gravidez é um momento único, por isso, nosso objetivo é torna-lo sempre mais especial e leve para você, seu bebê e toda a família.

Continue nos acompanhando em nossos canais de comunicação. Conte sempre conosco!

Nos siga no Instagram, Facebook e visite nosso site.