Detalhes de como foi o chá da Alice, dicas e muito mais!

Olá mamães!

Neste post vou deixar passo a passo de como eu fiz o chá de bebê da Alice: algumas dicas, brincadeiras e lista de afazeres.

Como foi o chá da Alice

O chá da Alice aconteceu no dia, 01 de dezembro de 2018, na igreja em que eu e meu esposo frequentamos; não precisei pagar o aluguel do local; isso nos deu uma boa economia, então, a primeira sugestão é achar um local em que você não pague como, por exemplo, o salão de festas de um prédio. Mas essas dicas, vou deixar mais abaixo, vou falar como foi o chá da Alice.

Tive cerca de dois meses para preparar a festinha, não precisei de muito mais tempo. É lógico, muita coisa a gente deixa para a última hora, mas deu tudo certo!

Procurei muitas ideias no Pinterest (amo ficar horas e horas olhando esse aplicativo), até achar um tema para o chá, e o tema foi “chuva de benção”.

Como tenho muitos amigos, aproveitei a mão de obra e dividi responsabilidades. Eu tive a opção de não ter que fazer nada, porque alguns deles me perguntaram se eu queria uma festa organizada por eles. Mas eu queria algo mais elaborado e deixar nas mãos dos outros poderia não sair do jeito que eu queria.

O chá da Alice optei pelo modo “motiyori” (cada um levava algum prato de comida) também comprei alguns itens para complementar. Dessa forma, não sairia caro e poderia chamar quem eu quisesse. Optei por café da tarde, afinal, pão não é tão caro! Algumas bebidas que não sairia caro foram: café, chá, suco e leite. Em ultimo caso, caso acabasse a comida, era só correr para a padaria mais próxima!

Pedi confirmação para algumas pessoas e com a confirmação, pedia o item a ser levado. Por exemplo: um suco e dois requeijões; um bolo e um refrigerante; uma manteiga e uma geleia…

Algumas pessoas quiseram me ajudar presenteando com alguma ajuda na decoração também. Fiquei com medo de aceitar a ajuda, mas aceitei. Estava com medo, porque, mais de uma pessoa quis ajudar na decoração, como uniformizar no tema que eu queria, nas cores que eu queria? No final, não sei como, mas deu super certo! Algumas amigas também tinham conjuntos de madeira para decorar a mesa, então, não precisei alugar – ótima forma de economizar!

As lembrancinhas da Alice foram também itens que compuseram a mesa principal. Foram marshmallows e saquinhos de biscoitinhos feitos pela minha mãe; também os convidados puderam levar garrafinhas de água decorada, bombons e os biscoitos de nuvem da decoração.

Pedi para alguns amigos jovens para prepararem as brincadeiras e pedi para que o foco não fosse a gente e sim os convidados, que jovens, adultos e idosos pudessem participar. Acho bem mais divertido quando todos participam do que deixarem só assistindo os pais pagarem todo mico.

Decoração:

Usei TNT branco e rosa para cobrir as mesas principais e o painel. Dois sacos de bexigas para fazer a nuvem (minha irmã que fez), papel crepom e folhas coloridas para fazer os corações. Tudo bem baratinho.

Alguns itens, como o letreiro com o nome da Alice ganhei de uma amiga; a nuvem e estrelinha de tecido ganhei da minha irmã, o conjunto de bolinhas do tipo lampadinhas ganhei da minha mãe. Ah, a cegonha de bisquit foi minha irmã que fez também (ela tem um talento de invejar). Em fim, objetos que fui ganhando e completando a decoração.

Cardápio do chá da Alice:

Pães feitos por mim e por uma amiga, bolos, biscoitos, salada de fruta, frios, geleia, requeijão, pão de queijo, goiabada, lanche natural, mini hamburguer, antepasto de beringela, salames, manteiga, leite, suco, refrigerante, café, chá, água… deu água na boca só de lembrar!

As brincadeiras do chá da Alice foram:

 

Baby Bingo

Foram impressos no sulfite uma cartela de bingo vazia a qual os participantes iriam escolher os locais em que escreveriam os itens escritos na lousa. Esses itens eram sorteados com os papeizinhos dentro de um saquinho, como num bingo normal. Ganhava a prenda quem fizesse bingo na vertical, horizontal e cartela cheia.

Amarrando o cadarço

Lógico, todo mundo sabe amarrar o cadarço! Será que os homens conseguiriam fazer isso com uma barriga de bexiga? Pois é, essa brincadeira ajuda a esclarecer para os homens, o quão difícil é uma simples tarefa para a grávida. A brincadeira é simples, chame uma quantidade de homens e peça para encher cada um seu próprio balão, a qual irá colocar por baixo da camiseta; peça para amarrar o cadarço. Quem terminar primeiro é o vencedor!

Fralda suja

Prepare algumas fraldas com chocolates de sabores diferentes. Vai parecer, literalmente uma fralda suja de cocô. Chame alguns participantes e dite a regra de que não pode ser usado as mãos para levar o chocolate da fralda à boca e nem ver o conteúdo da fralda. Quem acertar o sabor ou a marca do chocolate ganha!

Quem sou eu?

Chame dois amigos para participar. Grude na testa de cada participante, um papel com algum personagem conhecido mundialmente. Diga que só poderá fazer perguntas como: “eu sou um personagem?”, “eu sou um animal?”, “eu sou um cantor?”, “sou grande?” etc.

Peça para a plateia não soprar a resposta! Quem acertar o que está escrito no papel, vence!

Jogo dos preços

No local que eu fiz o chá de bebê (igreja), possuía um telão com projetor. Separamos grupos para interagirem entre si (são importantes brincadeiras que façam interações entre pessoas que não se conhecem, tipo um quebra gelo). Na tela aparecia a imagem de um produto de bebê e os convidados deveriam entrar em um consenso de preço. Ganhava o grupo que acertasse ou chegasse mais perto do valor do objeto.

Brindes

Comprei prendas para incentivar os amigos a participarem. Algumas das comprinhas fiz na loja Daiso e escolhi os itens que vinha três produtos juntos, por exemplo, 3 potinhos plásticos, 3 caderninhos, kit de borracha, hashi… então, separava em unidades. O presentinho saia por cerca de R$2,60 cada!

No chá da Alice foram cerca de 80 pessoas.

Lista de afazeres

Escolher data e local

Escolher tema da decoração

Escolher o cardápio

Preparar o convite

Escolher o tipo de presente (use nosso site do Lá Vem Bebê)

Escolher fotógrafo

Escolher equipe para preparar as brincadeiras (ver se vai usar prendas e comprar)

Comprar lembrancinhas do chá de bebê

Comprar

Copo descartável

Guardanapo

Prato descartável

Colherinha/garfinho descartável

Banheiro

Verificar se tem papel higiênico no local

Toalha de mão

Saco de lixo

Sabonete para as mãos

Cozinha

Detergente e esponja

Pano de prato

Talheres

Jarras de suco

Pano de limpeza

Toalha de mesa (ou outro)

Bebidas

Água

Refrigerante

Suco

Chá

Café

Bebida alcoólica (opcional)

Outros itens

Tesoura

Fita adesiva

Cola

Adaptadores de tomada

Extensão

Brincadeiras

Escolher as brincadeiras, quantidade e tempo de duração

Separar material para o dia: papel, caneta, tesoura…

Testar as brincadeiras antes

Escolher a sequência das brincadeiras

Escolher as prendas de cada brincadeira, pelo nível de dificuldade ou participação.

Dicas

Data e hora

Na hora de escolher a data e hora, leve em considerações quais são as atividades mais frequentes dos seus amigos. No meu caso, muitos dos nossos amigos estavam prestando vestibular no final do ano. Tivemos que escolher uma data a qual todas as provas mais importantes já haviam encerrados, pelo menos a primeira fase. Também veja se no dia terá algum tipo de evento como feriado, aniversário da cidade etc. Leve em consideração o clima da região e o tempo de gestação.

Bebidas

Caso você fique com medo de acabar o refrigerante ou o suco de caixinha. Deixe comprado saquinhos de suco em pó, é barato e rápido de fazer! Leve em consideração o clima; se for em época quente, invista em bebidas refrescantes e se for em época fria, invista em chás, chocolate quente etc. Ah, não esqueça de deixar feito gelo um dia antes.

Convite

Hoje em dia você tem a opção de enviar o convite por meio das redes sociais. No meu caso, fiz em papel e digital. Eu mesma fiz e com ideias da internet. O programa que usei foi o Illustrator.

Confira sempre se há algum erro ortográfico, ou até mesmo de localização da festa. Algumas ruas possuem nomes como “rua A”, “rua Glicério”, “rua 9 de julho”… acho que toda cidade deve ter alguma rua com esses nomes, então, coloque o bairro e cidade; melhor ainda se você puder fazer um teste em algum aplicativo de mapa como, por exemplo, o Waze e Google maps.

Divida as tarefas

Cada mamãe passa por situações diferentes em cada gestação. No meu caso, até o último dia, estava vivendo como se não houvesse o amanhã. Conseguia andar normalmente, sentar-me, comer qualquer coisa, ficar em pé horas…, mas se você não se sente tão disposta, deixe a responsabilidade para as pessoas de sua confiança!

Responsável pelas fotos

Sabemos que você será fotografada por muitas pessoas usando o celular. Mas tente achar alguém que tenha uma câmera com qualidade superior à de um celular. Neste momento inesquecível, você não vai querer que as fotos estejam em baixa resolução não é mesmo? No meu chá de bebê, usamos nossa câmera de viagem – Canon G7X Mark II.

Música ambiente

Para não deixar aquele silencio constrangedor no começo da festa, quando ainda os convidados estão chegando, invista em um sonzinho agradável. Verifique a voltagem das tomadas, não queremos nenhum acidente!

Separe um local para deixar os presentes

Essa área também é importante! Separe uma mesa, caixa ou um canto para amontoar os muitos presentes que seu bebê irá ganhar. Afinal, a festinha além de reunir os amigos, também é para te ajudar com os presentinhos.

Separe um local para deixarem algum tipo de recado para mamãe, papai e bebê

Escolhi duas formas de lembranças para a Alice ler um dia. Peguei um body branco e canetas de tecido para os convidados escreverem recados para ela e, deixei um caderninho com canetas coloridas em cima de uma mesinha separada só para isso. Como é bom ler as mensagens depois que seu bebê já nasceu!

 

Ufa, será que eu escrevi tudo sobre o chá da Alice? Espero ajuda-la com o seu chá, e que seja um momento inesquecível em sua vida…