tranquilizar para o parto

Como se tranquilizar para o parto?

Com a notícia de ser mãe tudo se transforma. O conhecimento do novo e a empolgação da nova vida faz com que as mamães de primeira viagem se sintam ansiosas com a nova fase que está por vir. Ao já estar com o barrigão formado e perto da data prevista para o grande dia, muitas mães podem se sentir ansiosas. E, para que tudo corra bem, é importante a gestante estar segura consigo mesma e se tranquilizar para o parto.

Uma questão é indiscutível: humor de grávida é variável devido à chuva de hormônios que vem sendo produzido ao longo dos nove meses de gestação. Por conta disso, o segredo para se tranquilizar para o parto é deixar de lado o estresse e a tensão. 

Calma, mamãe! Sabemos que a ansiedade vem a mil, e trouxemos aqui uma série de dicas para você se tranquilizar antes da chegada do pacotinho de amor. Pense que já está tudo encaminhado e o bebê irá nascer na hora que estiver preparado para isso, não hora dele.

Se a mala da maternidade já está pronta, a cadeirinha está colocada no carro, o tipo de parto e o plano de parto já foram escolhidos, a maternidade já foi decidida, os documentos estão separados, apenas relaxe. 

Agora é o momento de se preocupar somente consigo mesma com seu bebê. Uma dica é fazer algumas atividades e criar novos hábitos que ajudam a se tranquilizar para o parto. A seguir, fizemos uma lista do que pode ser feito para deixar essa fase mais descontraída. Boa leitura!

Mude o visual

O que acha começar essa nova fase da vida mudando o visual, com um corte de cabelo diferente? O corte é permitido. Sabemos que alguns médicos não recomendam que a grávida pinte os cabelos durante a gestação, então, se pensar nessa hipótese, consulte seu médico antes.

Cuide da beleza

Seu bebezinho está prestes a chegar, certo? Ir ao salão para fazer as unhas dos pés e mão, ir a um spa, fazer limpeza de pele, massagem, pode ser uma boa opção para se distrair e ficar mais calma e se tranquilizar para o parto. A drenagem linfática é uma boa opção para diminuir o inchaço do corpo.

Faça um programinha a dois

Um programa com o futuro papai para acalmar os ânimos, um cineminha, um filminho em casa, um jantar a luz de velas é uma ótima ideia. Saiam, mas tente não ficar falando apenas sobre o bebê, aproveite para se curtirem antes da chegada dele.

Saia com amigos

Encontrar amigos para conversar, mesmo em um ambiente calmo, faz toda a diferença. Estar perto de pessoas que amamos faz com que fiquemos felizes. Com certeza, eles vão passar mais segurança para você. É importante receber carinho e se sentir que esse baby vai ser muito amado por todos.

Tome um banho relaxante

O que acha de tomar um banho de banheira, com sais de banho e pétalas? Se agrade nesse momento, você merece tudo isso. É uma guerreira por ter passado a gestação inteira tão forte e determinada. Sabemos que “produzir” um filho não é fácil.

Vá a aquele restaurante que está com vontade: 

O que acha que ir comer naquele lugar que sempre passa em frente, sempre quis ir, mas nunca entrou? Está na hora de fazer um agrado para você mesma. Sugira ao futuro papai para irem, vai ser ótimo.

Tire fotos divertidas com o barrigão

O barrigão pode trazer dores, muitas dores em todo o corpo, mas depois, todos falam que sente falta… e sente mesmo! Então, mamãe, tire várias fotos do barrigão, podem ser fotos caseiras mesmo, de todos os ângulos e posições. 

Tire fotos com um jardim de fundo e ligue o timer do celular, ou em um fundo branco… vai ficar lindo! Ah, a maquiagem e uma roupa bem bonita não podem faltar. Lembre-se que você terá essas fotos da barriga para sempre, e sempre se lembrará dessa fase com muita saudade. Afinal, cada bebê é único, cada gestação é especial.

Escreva um diário ou tome notas ou grave vídeos

Mamães que estão ansiosas, nada melhor do que desabafar e contar a alguém como estão se sentindo, não é mesmo? O que acha de escrever um diário, ou mesmo no Word do pacote office sobre o que está sentindo com a chegada do baby? 

Com certeza isso te fará ficar mais calma. Outra sugestão é gravar vídeos, de si mesma, falando com o celular e deixar nele. Tempos depois que o bebê nascer, abrir essas memórias vão ser incríveis. Iremos perceber que tudo na vida são fases, e essa é uma das melhores!

Pratique exercícios

As atividades físicas te deixaram mais calmas, com certeza. Com ela, vários hormônios são liberados, inclusive a serotonina, hormônio do prazer. Mamãe, procure aulas de yoga, pilates para gestante, faça uma caminhada, faça hidroginástica, tudo o que estiver a seu alcance e que for indicado para você.

Faça compras

Com certeza, essa é uma fase de diversas inseguranças com o corpo, com o pensamento se o corpo irá voltar após a gravidez, e, muitas vezes, a autoestima pode estar em jogo. Mamãe, você está maravilhosa! 

Gerar uma vida é um milagre, você é muito privilegiada por isso. Apenas pense que seu corpo voltará, que você irá se dedicar a isso. Fazer comprar para você, alguns números maiores mesmo, não terá problema. O que importa é você se sentir bem e bonita. Tente gostar do seu corpo novo do jeito que é.

Faça uma viagem

O que acha de chamar o futuro papai para dar uma fugidinha antes da chegada do baby? A famosa Baby Moon. Uma viagem pode te ajudar a relaxar. Prefira lugares calmos, sem aglomerações, perto da natureza ou de onde preferir. A ideia é não ir para o exterior e nem fazer uma viagem pesada de avião. Busque viagens tranquilas e de fácil acesso. Até porque o bebê pode nascer a qualquer hora! 

Aqui vão algumas sugestões de lugares: Monte Verde-MG; Campos do Jordão-SP; Penedo-RJ; Bonito-MS; Ilha do Mel-PR; Gramado-RS; Canela-RS; Fernando de Noronha-PE; Paraty-RJ; São Miguel dos Milagres-AL; Holambra-SP; Praia do Amor-RN; Jericoacoara-CE. Escolha o destino onde você se imagina nesse momento mágico.

Coma coisas que você gosta

Mamães, sabemos que deixar de comer coisas que gostamos pode nos deixar ansiosas. Por mais que tenhamos que seguir regularmente uma dieta saudável durante a gestação para o bebê se desenvolver bem e da maneira adequada, as vezes comer aquela comidinha que amamos, mas não tão saudável assim, pode nos fazer muito bem.

Comer é muito prazeroso, então vale a pena abrir uma exceção nessa fase para comer aquele docinho, ou aquele lanchinho, a pizza… mas lembre-se de voltar para a alimentação saudável depois.

Entre em contato com a natureza

Um passeio ao ar livre e em contato com a natureza é energizante. O que acha de explorar lugares novos para apreciar uma boa leitura? Alguma prática de yoga? Meditação? Ou fazer qualquer coisa que te deixe mais relaxada e confiante.

Converse com seu médico: 

Nada melhor do que falar seu médico para deixar você mais calma e se tranquilizar para o parto. Ele consegue tirar todas as suas dúvidas a respeito dos procedimentos tomados e fará com que você relaxe.

Converse com sua doula

A doula poderá te informar sobre o parto e procedimentos a serem tomados. Muitas vezes, as doulas estão lá para te ouvir, sabem dos seus medos e inseguranças pois atentem várias gestantes e estão nesse meio. Ela, com certeza, saberá te deixar mais calma e te tranquilizar para o parto.

Converse com mamães: 

Nada melhor do que conversar com as mamães que já tiveram seus filhos para sobre como foi o parto delas. Mas atenção: não se desespere, não significa que se o parto delas não deu certo em alguma coisa, que o seu também não irá dar.

Para concluir…

De modo geral, uma forma de se tranquilizar para o parto e ficar mais calma é procurar fazer atividades para que você se sinta bem e renovada. Vale a pena dar uma investida no visual, se exercitar, abrir a mente e pensar o que foram todos esses meses para você, o que eles significaram e o que significará seu filho para você nos próximos anos. Acredite, tudo ficará bem! O amor de mãe é o maior do mundo, tudo é recompensador. 

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