Como preparar os seios e o corpo para amamentação

Toda mulher assim que engravida já começa a pensar na amamentação, mas o que algumas não sabem é que esse momento precisa ser preparado.

A amamentação é muito importante na vida da mamãe e do bebê. Para que ela aconteça de boa maneira, são necessários alguns cuidados antes do nascimento do bebê. A amamentação exige cuidado, carinho e principalmente preparação.

Vamos conversar neste post sobre essa preparação e também contar algumas dicas para ter uma amamentação de sucesso. Este processo normalmente é natural mas se adotarmos alguns cuidados durante a gestação podemos evitar fissuras e rachaduras, além de preparar os mamilos para esse momento.

Como preparar os seios antes do nascimento do bebê? O que podemos fazer ou não para que os nossos seios fiquem preparados para a esse momento?

Sobre os mamilos

Os mamilos podem ser planos ou invertidos. O mamilo invertido ou retraído é quando os mamilos ficam para dentro e não para fora. Essa condição pode acontecer com a mulher durante a gravidez, mesmo sem nunca antes ter acontecido com ela.

A inversão do mamilo pode ser em 3 graus:

– A própria mulher pode facilmente manter a projeção dele, esse é o grau 1. Ele não causa problemas a amamentação.

– No grau 2 o mamilo tende a se retrair, mesmo puxando e estimulando. Desta forma a amamentação se torna um pouco mais difícil.

– Quando você não consegue retirar o mamilo com as mãos, e ele se retrai no mesmo momento, estamos no grau 3. Isso significa que vai ser difícil amamentar.

No caso do diagnóstico de bico invertido, serão recomendados pelo médico alguns tratamentos para o mamilo. Estes podem ser desde de massagens específicas no mamilo, conhecida como Técnica de Hoffman, até casos de cirurgia, como é solicitado no grau 3. Neste caso ela ajuda na saída do mamilo, assim como a sensibilidade dos seios.

Se diagnosticado antes da gravidez, é ainda melhor, pois a correção com a cirurgia pode ser feita antes do início da gestação.

O banho de sol na preparação dos seios

O Banho de sol é um dos procedimentos mais recomendados e considerado uma das melhores técnicas de preparar o seio para amamentação. 10 a 15 minutos de sol por dia no peito podem ser a solução para uma amamentação de qualidade no futuro porque o banho de sol ativa a vitamina D.

Importante saber os horários para esse banho de sol nos seios. Se atente para que seja antes das 10h da manhã ou depois das 15h. Caso você não tenha um lugar adequado para pegar esse sol, você pode usar uma lâmpada 40W ou 60W. A deixe próxima dos seios numa distância de cerca de 20cm. Ela imita o efeito do sol, deixando a pele mais resistente.

Bucha vegetal

Alguns médicos aconselham lavar sempre os seios com a bucha vegetal pois estimula a camada da pele. No entanto esta é uma prática que precisa ter muito cuidado para não machucar a pele dos seus seios. Só faça isso se o seu médico estiver de acordo e ensinar a forma correta de fazer.

Creme hidratante

Não é aconselhável, assim como esfoliantes também não são recomendados. Os hidratantes são usados para hidratar e afinar a pele e, no caso dos seios, não é indicado justamente por afinar o tecido. Isso pode atrapalhar causando futuras fissuras, principalmente quando for estimulado pelo bebê.

Após o nascimento do bebê pode acontecer de os seios fissurarem, e, a partir disso, o médico pode indicar passar alguns hidratantes e pomadas para ajudar na cicatrização.

Após o nascimento do bebê

Assim que o bebê nasce começamos outros processos para que tudo se encaixe perfeitamente. A mamãe já preparou os seios para amamentar e agora ela precisa praticar a amamentação. Isso envolve alguns cuidados e práticas.

Pega correta

A pega do bebê pode ser de imediato ou, em alguns casos, com mais dificuldade. Esta dificuldade pode ser por conta do bebê que não sabe mamar, precisando ser ensinado. Pode ser ainda por conta do bico invertido que precisará ser cuidado, como falamos anteriormente.

Para que o bebê faça a pega correta da mama, se atente a essas dicas

A posição deve ser confortável para a mamãe e o bebê. Se a mãe ficar desconfortável, ela precisará se mexer durante a amamentação, podendo o bebê perder a pega. Pense nisto antes mesmo de começar a amamentar.

Não precisa ficar tentando novas posições, buscando um jeito diferente. A posição correta é com o bebê de frente para você, barriga com barriga.

Esta posição é de conforto para o bebê, e também é uma posição em que você conseguirá estimular o bebê a abrir bem a boca. Aqui a dica é: aproxime o bebê do seu peito, encostando o bico no lábio superior do bebê. Isso irá estimular a abertura da boca. Com a abertura da boca, traga o bebê para o peito. Fique atenta, a pega correta não é apenas do mamilo, mas quando o bebê abocanha toda a aréola.

Este processo não pode ser de dor e desconforto para a mãe. Se seu bebê estiver puxando de uma forma que está causando dor ou de uma forma superficial, tire cuidadosamente o bebê do peito e repita todo o processo para fazer a pega correta. Veja se o bebê está abrindo bem a boca e se o mamilo está encostando no céu da boca do bebê, com a língua envolvendo a parte de baixo.

Fique atenta, pois se seu bebê não estiver com interesse no seu peito, preferindo até o seu dedo, se ficar frustrado, irritado, ou até mesmo se adormece em seu peito, pode ser necessário consultar com um especialista em amamentação, que vamos falar já já como funciona.

Como estimular a descida do leite

Sabemos que o leite é produzido de acordo com a demanda, quanto mais o bebê mama mais o leite é produzido. Sendo assim, é muito importante que o bebê esteja com a pega correta para que todo esse processo aconteça, o leite seja estimulado e também desça de forma que alimente o bebê o suficiente.

Algumas dicas que podemos dar para que o leite desça é beber muita água, pois a produção de leite depende diretamente da hidratação da mãe. Deixar que o bebê esvazie a mama por completo para oferecer o outro lado. Isso faz com que o bebê fique saciado e pegue todas as fases do leite, e também estimula a produção.

O que impede a produção do leite

Estresse e ansiedade, problemas de saúde como diabete e pressão alta, assim como uso de medicamentos. É muito importante o seu médico estar ciente de todos os medicamentos que você está tomando para que não aconteça de tomar algum medicamento indevido para essa fase.

Consultoria de amamentação

Você sabia que hoje em dia existe consultoras de amamentação? A consultoria de amamentação é um serviço oferecido por profissionais que auxiliam as mamães em todo o processo de amamentação. Esses profissionais ensinam como a mãe deve se posicionar, como cuidar da mama nesse período e como fazer a ordenha correta, quando necessário.

O serviço de consultoria de amamentação é oferecido até mesmo antes do bebê nascer, ajudando no preparo falado no início do post. Se você já tentou acertar na amamentação de todas as formas contadas aqui e não tem conseguido sucesso, procure um desses profissionais. Eles ajudam de forma muito gentil as mamães a realizarem o sonho da amamentação.

Quando devo procurar um profissional de amamentação para me auxiliar?

Se você está se sentindo mais tensa, nervosa, sem paciência, desconfortável, além de mamas vermelhas, feridas e mamilos doloridos, não hesite em pedir ajuda. Sabemos que toda mamãe, principalmente no puerpério e no primeiro trimestre do bebê, passa por diversas dificuldades e sentimentos. Isso faz com que chegue um momento em que pedir ajuda se torna indispensável. Neste caso, procure uma consultora de amamentação.

Grupo de apoio a amamentação

No Brasil existem diversos grupos de apoio as mamães que amamentam ou que estão se preparando para que ela aconteça. Os grupos são formados por profissionais da saúde que auxiliam e também por mamães como nós, que podem ou não estar passando pelo processo de amamentar. Algumas mães estão nesses grupos somente pelo prazer de ajudar.

Tem grupos que são formados de forma presencial, onde as mamães se encontram para trocar as suas experiências e aprender sobre o assunto. Muitos deles também oferecem consultoria através de grupos do WhatsApp.

Essa é mais uma alternativa para incentivar e ajudar as mamães no processo da amamentação.

E se eu não conseguir amamentar ?

Sei que esse processo pode ser complicado para algumas mamães, pois nem sempre as mulheres conseguem amamentar os seus bebês. E está tudo bem também. Todo o processo de cuidar, de se envolver e amar, elas fazem. O que importa nisso tudo é que o bebê esteja bem alimentado, cuidado, saudável e principalmente, muito amado.

A amamentação é um processo que nem sempre é fácil, é entrega, dedicação, carinho e cuidado. Entender todos os processos envolvidos desde o preparo da mama até a amamentação em si é muito importante para que tudo aconteça como o esperado.

E você preparou seus seios para amamentar? Precisou de alguma rede de apoio? conte para a gente como foi, será um prazer ouvir você!