Como dar banho em recém-nascido? Dicas para perder o medo

Como dar banho em recém-nascido? A primeira vez significa um desafio para muitas mamães. Qual a temperatura da água para não queimar ou resfriar o bebê? Como segurá-lo para não deixar entrar água nos ouvidos? O que lavar primeiro? O que enxugar primeiro? Como ensaboar? —tudo isso envolvido pelo medo de o bebê escapar do controle, escorregar das mãos e dar um mergulho na banheira. Enfim, são muitas dúvidas e nós estamos aqui para esclarecê-las. Confira!

Quando dar o primeiro banho?

Dê um banho de imersão cerca de uma semana após o parto. Claro, durante esse tempo o bebê é mantido limpo com passadas suaves de esponja, tomando cuidado especial com as regiões de fralda e as dobras. A esponja deve conter apenas água, e depois o bebê é seco e recebe o talco. Tome cuidado para não retirar a camada oleosa de proteção presente entre 6 a 7 dias.

Como preparar a água?

A água do banho não precisa ser filtrada ou fervida. Certifique-se apenas de que seja devidamente tratada e tenha boa procedência e qualidade.

A temperatura ideal deve estar em torno de 36 a 38⁰C. Existem termômetros próprios para essa medição, mas não se precisa se prender ao recurso: na falta dele, o importante é saber que a água deve estar entre morna e quentinha. Busque essa sensação mergulhando o antebraço na banheira e mexa bem a água para deixar a temperatura homogênea.

Como acomodar o bebê na banheira?

Coloque o bebê suavemente na banheira, segurando-o firmemente pelo tronco e deixando a cabecinha de fora e mais alta que o corpo. Lave a frente e depois vire-o de costas. Por último, lave a cabeça. Veja as referências nas imagens a seguir:

Se a mamãe ainda estiver insegura na hora de segurar o bebê, vale a pena apostar em uma almofada ou rede para banho. Já falamos sobre as vantagens desses acessórios nesse artigo: Primeira gestação? 4 hacks da maternidade que você deve conhecer!

Pode usar shampoo, condicionar e sabonete?

O bebê leva aproximadamente dois anos até formar todas as barreiras de proteção da pele necessárias. Por isso, os recém-nascidos absorvem mais componentes químicos do que os adultos. Use sempre sabonetes suaves, com pH neutro ou glicerinado, que são indicados para a pele de bebês. Dispense shampoos e condicionadores nos primeiros meses de vida.

Não use sabonetes que contenham hexaclorofeno, que pode ser absorvido através da pele e machucar o bebê.

Leia também:

É normal o bebê chorar?

Os primeiros banhos, em geral, são mais confusos. Muitos bebês estranham e choram, mas não se culpe por isso! Com o tempo, vocês dois se entendem e o banho passa a ser um momento de relaxamento para ambos. Por isso, quando estiver mais confiante e tranquila, aproveite o momento com seu filho para cantar e conversar com ele.

Como secar o bebê?

Retire o bebê da água e enxugue-o suavemente na cama, usando uma toalha macia. Evite choques bruscos de temperatura. Se estiver muito frio, troque-o no ambiente do banheiro, que deve estar na temperatura aproximada e ideal de 22⁰C.

Existe uma hora ideal para o banho?

Cada família pode ter o horário adaptado à sua rotina. Muitos pais gostam de participar dos cuidados de higiene e gostam de dar banho em seus filhos, mas só podem fazer isso à noite, depois que chegam em casa. Tudo bem: não há problema nenhum em dar o banho à noite.

Quantos banhos dar por dia?

Em geral, um único banho é suficiente. Porém, nos dias quentes, ou em situações específicas, dois banhos podem ajudar: um pela manhã ou perto do almoço e outro à noite, para relaxar e ajuda a dormir.

Posso dar banho depois de amamentar?

O ideal é esperar pelo menos uma hora depois da amamentação, pois muitos bebês gostam de se movimentar no banho e podem vomitar o leite. Assim, o mais indicado é dar o banho, vestir o bebê e, só depois, amamentar.

Aprendeu como dar banho em recém-nascido? Enfim, não há segredos! Quanto aos acessórios e produtos de higiene pessoal que você vai utilizar nesse momento tão especial, não deixe de incluí-los na sua lista do chá de bebê. Se prefere escolher cada item pessoalmente, que tal fazer uma lista de presentes virtual e receber o equivalente em dinheiro para gastar como preferir? Faça agora sua lista gratuita agora mesmo!