Como amenizar o choro do bebê e entender os seus significados

Você já deve ter ouvido falar que cada choro do bebê significa algo diferente, e neste post vamos falar sobre o que eles representam. Como a gente pode ajudar ou o quê podemos fazer para  amenizar o choro do bebê.

Meu bebê está com fome e chora

Um dos motivos que a gente identifica de forma mais rápida e fácil o choro do bebê é por fome. No início da vida dos nossos filhos o que eles mais fazem é mamar, e nem sempre a gente se adapta da melhor forma. Por vezes a pega não está correta, o intervalo entre as mamadas não está sendo suficiente ou está prolongado demais, ou até mesmo o leite da mamãe não está sustentando o bebê, precisando de um complemento, de uma fórmula talvez.

Isso tudo faz com que ele fique com fome e, convenhamos, até nós adultos ficamos chateados quando estamos com fome. Os bebês, que não sabem falar, passam pelo mesmo processo. A forma prática que funciona para eles é o choro. As vezes estão com sede também. Então sempre que estiver próximo do horário da mamada, desconfie do choro. As vezes pode vir antes do horário previsto!

O bebê tem um choro bem longo e normalmente coloca a mão na boca e suga. Esse gesto indica fome e assim que você der o leite o seu bebê para de chorar quase que imediatamente.

Cólica do bebê

Que fase difícil é essa da cólica! Ela acontece sempre nos primeiros dias e meses do seu bebê. É um momento de muito desconforto para o bebê e para os papais também, afinal ver seu filho sentir dor não é nada legal.

No caso das cólicas, é um choro desesperado, constante e é muito comum o bebê se esticar ou até mesmo encolher as perninhas. As cólicas podem ter um período prolongado ou curto de duração. Enquanto o bebê estiver sentindo dor, ele vai chorar! Tenha paciência e tente ajudar da melhor forma.

É importante a mamãe dar aqueles remedinhos de cólica. Alguns naturais e outros indicados pelo pediatra em casos mais intensos. O que ameniza e ajuda bastante nessa hora são as massagens e pequenas batidinhas na barriga do bebê. Na maioria das vezes solta gases e alivia o desconforto. Aquecer a barriguinha com compressas quentes ou até mesmo encostar a barriga dele em sua barriga alivia muito a dor do seu pequeno. De resto, é esperar passar e se você estiver amamentando, o peito acalma muito o bebê também.

Carência e necessidade de carinho fazem meu bebê chorar

Pode parecer uma grande bobagem, mas não é e não é mesmo! Os bebês necessitam muito de carinho e sentem falta disso, por um grande período até mais ou menos os 8 meses, eles acham que ainda fazem parte da mãe pelo tempo que ficaram na barriga juntos, e por isso, eles sentem essa saudade quando dormem, quando fica distante de um contato físico por muito tempo.

O choro do bebê que quer carinho, é um choro menos agressivo, podemos dizer que é mais um resmungo do que um choro propriamente dito. Esse choro para quando você pega o bebê no colo e faz algumas brincadeiras.

As mamães que voltaram a trabalhar muito cedo precisam ter mais paciência quanto a esse choro, pois no momento em que ela chega em casa, o bebê fica mais manhoso e não desgruda da mãe. Mais uma vez, paciência! Nem sempre é fácil depois de um dia cansativo de trabalho e uma noite mal dormida você chegar em casa e não conseguir fazer mais nada, as vezes até o banho fica para mais tarde. Calma, porque isso passa em breve e daqui a pouco o bebê se acostuma com a ausência e começa a ter autonomia para as coisas.

Fralda suja ou molhada

Fralda suja é um dos principais desconfortos do seu bebê. Imagina só você com algo preso ao corpo te prendendo e ainda mais sujo, seria péssimo, não é? Com o bebê é da mesma forma, em um determinado momento eles começam a se sentirem incomodados com a fralda molhada, suja e pesada e como falamos, a forma que eles têm para se comunicar é o choro.

Sempre que seu bebê estiver chorando e não for aquele choro de dor, as duas primeiras coisas que você vai observar são: fralda e se ele está com fome. Essas de fato são as maiores causas dos choros dos bebês.

Choro quando está com sono

Se o se bebê estiver chorando de forma nervosa, ou fica mais agressivo, bate, chuta, não quer tomar banho, não quer trocar a fralda e tudo que você tenta fazer ele chora e grita, com certeza o seu filho está com sono. Como amenizar esse choro do bebê?

O olho fica avermelhado, coçando e bocejando também são sinais de sono, neste caso leve o seu filho para um ambiente calmo, tente acalma-lo antes de começar a ninar, converse, ofereça carinho, peito, se ele ainda estiver mamando, isso vai construindo um momento calmo e tranquilo, assim ele se entregará melhor e consequentemente irá tirar aquela soneca em paz.

Cuidado com o efeito vulcânico, onde o bebê foi extremante estimulado e por isso ele está em um nível alto de irritação que demora a dormir, demora a entender o processo do sono e na maioria das vezes tem um sono conturbado e acorda várias vezes. Observe sempre os sinais que as crianças dão, desta forma você conseguirá entender o momento que seu filho começar a pedir para dormir, sem precisar que chegue o efeito vulcânico ou o choro de sono.

Nascimento dos dentes do bebê e os seus desconfortos

A gengiva coça, todos os objetos e brinquedos vão para a boca, a boca fica dolorida e junto com essa sequência de desconfortos vem o choro enjoadinho, melancólico e os papais nessa hora ficam com as mãos e os pés atados, sem saber o que fazer. O nascimento dos dentes, de fato, não se tem muito o que fazer, é uma fase como tantas outras que iremos passar mas existem sempre aqueles atalhos e ajudas que chegam, principalmente da ciência e tecnologia que podem nos dar aquela ajuda.

Existem os mordedores para essa fase que dentro tem um gel que você pode levar ao congelador e assim congelados, eles anestesiam os dentinhos, tem também os picolés naturais, que você coloca um suquinho da fruta batida em forminhas para picolé, ou pode fazer de leite materno para os bebês que ainda não começaram a introdução alimentar.

Existem também alguns remedinhos naturais que você encontra na farmácia. São anestésicos e outros que são cápsulas que você despeja o pó delas na comidinha ou diretamente na boquinha do bebê.

Todas essas dicas são paliativas mas para essa fase, o que vai mesmo resolver esse choro e tensão é o nascimento dos dentes, essa fase é um pouco longa. Começa com 4 meses em alguns casos e só termina depois de 1 ano na maioria das vezes. Cada bebê é de um jeito e por isso esse tempo varia muito.

Hora da bruxa, você já ouviu falar?

Geralmente acontece na parte da noite em um horário específico. Parece que o bebê marca o horário de chorar. Fica chatinho. E é justamente naquele horário em que os papais estão exaustos. Esse é o horário escolhido para começar aquele choro.

O que você pode fazer nesse caso? Dar um bom banho no bebê e tentar acalma-lo da melhor forma. A “Hora da bruxa” acontece por causa do grande estímulo do dia, cansaço excessivo no fim do dia e também nos picos de desenvolvimento.

Entender o processo do choro e as fases do filhos são excelentes estratégias

Os choros dos nossos bebês falam muito para nós e as vezes nos desesperamos ou ficamos muito sem saber o que fazer em alguns casos. É mais do que estratégia deles para chamar nossa atenção. Os bebês se comunicam desta forma. Desde que nasceram eles sabem que assim conseguem demonstrar um pouco dos seus sentimentos e também desconfortos.

Estar perto do nosso filho é a melhor estratégia para conseguir entender tudo que se passa com ele mas nem sempre é fácil compreender ou entender logo de primeira o que está acontecendo, e com o tempo os papais vão aprendendo a lidar com os filhos e também começam a entender os motivos que fazem o nosso filho chorar.

Entender o desenvolvimento do nosso filho é muito importante para todas as fases, ler sobre e pesquisar bastante são treinamentos que todos os papais e mamães deveriam fazer.

A vida pode ser corrida e entender as fases do seu filho torna com certeza o caminho menos estreito e a partir do momento que você identifica todas as questões que envolvem seu filho, você começa a criar as suas estratégias para passar por todas as fases e isso torna cada momento menos dolorido para os pais.

Como anda o desenvolvimento do seu bebê, ele chora muito? Conta aqui nos comentários.