Como a gravidez muda a vida da mãe

Nesse post você irá ler sobre:

  • Quais são as principais mudanças durante a gravidez:
    • Mudanças físicas
    • Mudanças psicológicas
  • E muito mais!

Como um ser pode mudar tanto a vida de outro? Essa é a principal pergunta que as mamães devem estar se fazendo. E não são apenas alterações físicas, mas psicológicas também.

1. Mudanças físicas

Dentes mais sensíveis

Os seus dentes ficarão mais sensíveis durante a gravidez, já que há uma diminuição de cálcio. Fique atenta às cáries e consulte seu dentista.

Cabelo mais bonito

Sim, seu cabelo ficará lindo durante a gestação! Isso porque, o hCG, principal hormônio produzido pelo feto, aumenta os níveis de progesterona, e com isso a oleosidade capilar. Após o parto, eles tendem a cair, por isso é necessário conversar com seu médico e verificar se você precisará tomar alguns suplementos vitamínicos.

Cuidado com os melasmas no rosto!

Você já deve ter ouvido falar das manchas na pele que surgem com a gravidez. Isso tem nome, é melasma. O melasma ocorre devido às alterações hormonais, e com a incidência do sol formam as manchas na pele. Por isso, protetor solar, chapéu, são importantíssimos durante a gravidez.

Se você já teve melasma é importante que procure um médico dermatologista para acompanhar a gravidez.

Seios maiores

As mamas dão os primeiros sinais de que a mulher está grávida, ficando sensíveis e maiores. Isso ocorre por causa da produção de leite, que as deixa com maior quantidade de vasos sanguíneos na área. A dor e sensibilidade se darão nos primeiros meses. Para evitar a flacidez, devido ao aumento de tamanho das mamas, é recomendado usar um sutiã com boa sustentação.

Barriga redondinha

A tão esperada barriguinha irá começar a surgir no terceiro mês da gestação. Ela fica redondinha e pontiaguda. A partir do quinto mês ela crescerá 1 centímetro por semana. Portanto, se prepare! As dores na coluna podem vir com o aumento da barriga.

Ganho de peso

Não é porque você está grávida que poderá comer de tudo e em grande quantidade. Pelo contrário!! Controle a alimentação. O ideal é engordar de 8 a 12kg durante toda a gestação. Estudos comprovam que filhos de mães que ganharam muito peso durante a gravidez têm maior propensão a desenvolver obesidade.

Mudança na cor da vulva

Sim, também haverá mudanças estéticas nas partes íntimas. A vulva fica com uma coloração arroxeada à medida que a hora do parto vai se aproximando, e vai ficando mais inchada também. A boa notícia é que está quase chegando a hora de conhecer o bebê!

Celulites e estrias, pra quê te quero?

As temidas celulites também poderão fazer parte da sua gravidez devido à retenção de líquido. Uma boa dica é realizar drenagem linfática para ajudar a eliminar o líquido do corpo.

E as estrias, mais temidas ainda, também podem aparecer no corpo. Entretanto, já se prepare desde que descobrir a gravidez hidratando bem a pele. Como ela irá esticar muito neste período, é comum que venham as estrias. Mas com o uso de cremes no corpo, a mamãe poderá minimizar esse aparecimento.

Pernas cansadas

É comum a gestante sentir mais cansaço nas pernas e necessidade de sentar com maior frequência. Isso porque, com o aumento de peso do bebê, naturalmente as pernas e pés podem inchar e se cansar mais rapidamente.


Veja também:


2. Mudanças psicológicas

Ansiedade

Os três primeiros meses são marcados pela ansiedade da mãe, pois há o risco de perder o bebê, do seu desenvolvimento estar anormal, e tudo isso a preocupa muito. Trata-se de um momento delicado, que a família deve dar apoio.

No final da gestação a ansiedade retorna, mas neste momento com traços diferentes, pois a preocupação agora é o parto. Se fará cesárea, normal, se antecipar.

Auto-estima

Após o primeiro trimestre é comum que a gestante se sinta menos atraente e bonita devido às mudanças corporais que ocorre durante a gravidez. O apoio da família é fundamental.

Nervosismo

A variação hormonal pode causar alguns sintomas semelhantes aos da TPM, e a irritação é um deles. O aumento de peso, dor nas costas, preocupação com o bebê, tudo isso faz um turbilhão de emoções na cabeça da mamãe.

Sensibilidade

Sabe aquela expressão “manteiga derretida”? Pois é, prepare-se pois durante a gravidez irão cair vários ciscos nos seus olhos..rsrs Um filme que emociona, uma foto, um vídeo, tudo é motivo para as lágrimas rolarem. Isso também é explicado pelas alterações hormonais.

mudanças na mulher durante a gravidez

Deixe um comentário