Cólicas em bebês- O que fazer

Saúde e bem estar dos pequenos são algumas das prioridades das mamães, mas o que fazer quando surgem as temidas cólicas?

O primeiro passo é entender o que são as cólicas, porque acontecem e o que fazer pra amenizar o desconforto.

Por aqui falaremos desse tema que é um dos mais conversados entre as mamães e um dos campeões de perguntas no consultório do médico pediatra.

Durante as gravidez a mamãe se preparou de várias formas para curtir seu bebê em seus braços, passando pelo pré-natal, fotos com barrigão, preparação de festas de comemoração, montagem de enxoval e outras coisas.

Quando finalmente o momento de ter o pequeno em seus braços, ele pode começar a chorar desesperadamente com cólicas intestinais e você fica realmente sem saber o que fazer para acalenta-lo.

Como as cólicas acontecem?

As cólicas fazem parte do desenvolvimento do bebê. É diretamente ligada ao amadurecimento do intestino do bebê, já que ele nao tem experiência do que fazer adequadamente e sua alimentação era feita dentro da barriga de sua mamãe, através do cordão umbilical.

Então, o intestino acaba funcionando de forma desregular, causando dores e desconfortos.

O fato é que em alguns pacotinhos a intensidade das crises serão maiores, e em outros, mais brandos. O que importa é que certamente esse processo deve acontecer

Geralmente o choro de cólicas é bem intenso, o bebê coloca muita força e é um choro bem sofrido.

Todo esse processo de maturação acaba acontecendo e durando em torno de 90 dias, e somem deixando papais mais tranquilos e bebês mais confortáveis.

O choro das cólicas

Como o bebê não sabe como se expressar direito, seu canal de comunicação para avisar sua mamãe e outros cuidadores sobre algo que está incomodando é o choro. Calor? frio? sono? cólicas? fome?

Mas como saber qual o motivo do choro?

O que tem de diferente no choro do bebê com cólicas?

O dolorido para quem cuida de uma criança é que o choro causado pela cólica parece não ter solução, e nem um motivo que justifique.

Cólicas, o que devemos fazer

Na hora da crise de cólicas a sensação que os país e cuidadores tem é que tentam de tudo para acalentar o bebê e nada adianta, o que os fere bastante pela sensação de impotência. é um momento que exige muita calma e resiliência.

O pediatra especialista em desenvolvimento infantil, Harvey karp criou técnicas que formam um método relatado como eficaz pela maioria das mamães do mundo todo, que são:

1- Swaddle-

2- Side

3- Sh

4- Swinging

5- Suck

A técnica Swaddle

Enrolar o bebê e manter bem apertadinho. Isso da a sensação ao bebê que ele terá voltado ao ventre de sua mamãe.

A técnica Side

Essa técnica consiste em colocar o bebê de lado ou de bruços. Isso evita o movimento de seus bracinhos e perninhas., e isso diminui a sensação de estar caindo de forma livre. Essa posição se parece muito com a que o bebê ficava no útero, além de ser bem, mais confortável.

 A técnica Sh-

Essa técnica tem como base o experiente e famoso ”ShhhhhhiA técnica swingingiiiiii”

Saiba que esse ruído feito de forma forte e em alto volume acalma o bebê.

O mais legal é que esse ruído já é disponibilizado em vários aplicativos, podendo ser colocados em aparelhos eletrônicos.

Lembre que o ruído deve ser mais alto que o choro do bebê.

A técnica Swinging

Essa técnica é feita quando o bebê é balançado em movimentos acentuados, contínuos, de forma branda. Esse movimento ativa sensores internos de movimento em seus ouvidos, e com isso obtém um reflexo mais calmo.

Esse som é bem parecido com o que o bebê ouvia dentro do útero.

A técnica Suck

Essa é a técnica que estimula o cérebro a liberar substancias que relaxam e acalmam o bebezinho, pois está ligada a sucção.

A sucção do bebê vai muito além da nutrição e alimentação. Essa atividade reduz o estresse, e podendo liberar espécie de analgésicos naturais no cérebro, e isso diminui a dor causada pelas cólicas.

A influência da alimentação da mamãe e do bebê

Provavelmente as mamães que já tiveram um bebê sofrendo com cólicas já foi atacada por parentes ou outras pessoas próximas, afirmando que a culpa das cólicas do bebê é por conta da alimentação da mãe.

O fato é que não tem estudos que comprovem relação entre o que a mamãe come com o que o bebê está passando com as cólicas.

Mas, se ainda assim as mamães quiserem evitar ingerir alimentos que possivelmente causam cólicas, vamos deixar uma listinha aqui:

  • feijão
  • brócolis
  • enlatados
  • cafeína
  • brócolis
  • outros

Uma dica é observar o comportamento e intensidade das cólicas  depois que retirar ou introduzir alimento específico.

Converse com o pediatra

Esse é um dos principais assuntos falados durante a consulta com o pediatra do bebê, mas saiba que devemos conversar de forma aberta, mostrando que você precisa de ajuda e orientação adequada para ajudar seu filho.

Pergunte a ele o que pode ajudar e quais medidas podem ser tomadas, sendo seguras.

Provavelmente quando as pessoas verem ou você comentar que seu bebê está passando por isso, vários relatos e indicações de remédios surgirão. Apesar da boa vontade, isso pode ser perigoso e trazer danos atuais ou futuros para seu bebê.

Lembre que o sistema digestivo do seu bebê ainda está em formação. Portanto, só medicamentos e dosagens indicados pelo pediatra devem ser usados.

Leve as indicações que te fizeram anotadas e converse sobre cada uma delas.

O pele a pele com o bebê

O calor da pele é indiscutivelmente uma das maiores terapias para a crise de cólicas.

Dar colo ajuda muito no processo de amenizar e acalentar durante as crises de cólicas

Hoje vemos muitas mães que usam o sling de forma quase que contínua, justamente para facilitar e ampliar esse contato do bebê com o cuidador.

Os cuidadores desse bebê devem lembrar também de segurar o bebê mais inclinado.

Mantenha a calma

não é tarefa fácil ver seu pequeno chorar, se contorcer e você achar que não está conseguindo ajuda-lo. Nós entendemos perfeitamente. Porém precisamos te falar que essa é uma situação que se repetirá por algumas vezes, e ali você é o porto seguro para que seu bebê passe por esse momento sabendo que ele tem com quem contar.

Sabemos que pode parecer loucura, mas as mamães tem uma conexão tão brilhante com o filho, que ele sente quando tem algo afligindo e entristecendo, e isso acaba piorando ainda mais a situação.

Tente se manter o mais calma possível, com a certeza que vai passar e que você tem com quem contar.

Converse com seu bebê durante a crise. Reforce o quanto ele é forte e poderoso. Adfirme em seu ouvidinho que ele pode contar com você.

Não é fácil, mas vai passar.

O que fazer para prevenir

Mas o que fazer para evitar que meu bebê tenha cólicas?

Infelizmente não temos como saber o que evitar e o que passa definitivamente. O que podemos é criar e acompanhar medidas que amenizem esse quadro tão estressante e agoniante.

Você deve observar que durante crises de cólicas a barriga do bebê permanece contraída.

Então vamos deixar dicas de alguns exercícios que devem ser feitos com seu bebê fora da crise de cólicas.

 

Cuide do ambiente

Um ambiente quentinho ajudam a amenizar as dores de cólicas. Por isso, busque formas de manter o bebê aquecido até esse período passar.

Siga algumas dicas:

  • Mantenha o ambiente aquecido, com temperatura maior que 24 graus
  • Esquente uma fraldinha e envolva a barriguinha do bebê.
  •  Use bolsa de sementes aquecida em volta da barriguinha do seu pacotinho de amor

 

O que pode piorar as cólicas

Alguns fatores podem intensificar as crises de cólicas, que são:

  • Bebês que usam mamadeiras
  • Bebês que usam chupetas
  • Bebês que não tem a pega correta do peito
  • Bebês que choram frequentemente

 

A indicação é que após o bebê mamar e arrotar, ele fique ainda de quinze a vinte minutos no colo dos cuidadores, por questão de segurança.

 

A Lá Vem Bebê e você

Nós sabemos que essa situação pode ser desesperadora, mesmo sabendo que isso faz parte do processo de vida de seu bebezinho.

O que importa é sempre buscar formas de melhorar a situação, evitar os incômodos e diminuir seu impacto psicológico a cada crise.

Nós fizemos esse conteúdo pensando em você, pois estamos aqui para te ajudar e servir como esteio em suas buscas a informações seguras e firmes.

Conte conosco sempre. A equipe Lá Vem Bebê anda de mãos dadas com você e sua família.

Nos siga no instagram

Nos acompanhe pelo facebook

Faça sua lista de presentes de forma virtual.

Nós estamos com você!

Um abraço

Equipe Lá Vem Bebê