Chá de revelação: 7 dicas para organizar um evento memorável!

É menino ou menina? A expectativa dessa resposta deixa a mamãe e toda a família muito ansiosas, mas vale a pena esperar um pouco mais para receber a notícia de forma memorável. É o que promete chamado chá de revelação, tradição que nasceu nos Estados Unidos e vem conquistando cada vez mais adeptos no Brasil.

Entenda como funciona e veja algumas dicas para organizar o seu!

Convite Chá Revelação
Encontre essa opção de convite neste link. Confira outros modelos no Elo7

Encontre no Elo7 tudo para realizar o chá revelação dos seus sonhos!

1. Escolha uma pessoa de confiança para guardar o segredo

Se você quer organizar um chá de revelação, a primeira providência é controlar a ansiedade: a mamãe só descobrirá o sexo do bebê na hora da festa, junto com os convidados.

Escolha uma pessoa de confiança para guardar a notícia a sete chaves: pode sua irmã, mãe, a madrinha da criança ou sua melhor amiga. Lembre-se de avisar seu obstetra sobre os planos para que ele não dê nenhuma pista durante o pré-natal!

Existem duas formas de descobrir o sexo do bebê:

  • Por ultrassom: nesse caso, o sexo do bebê pode ser identificado após a 16º semana de gestação. Nesse caso, leve a guardiã com você para a consulta e combine os detalhes com o médico.
  • Por sexagem fetal: é um exame de sangue que pode mostrar se o bebê é menino ou menina antes mesmo da 16º semana. Apenas a responsável pela revelação pode ter acesso aos resultados.

Sabemos que é difícil esperar, mas… recomendamos que o chá de revelação seja marcado somente após a 20º semana de gestação, pois até essa data ainda é alto o risco de perder o bebê. Todo cuidado é pouco para proteger a família!

2. Prepare os convites para o chá de revelação

Os convites do chá de revelação devem expressar a dúvida que define o evento: como ainda não se sabe se é menino ou menina, brinque com os tons de rosa e azul ou outras cores que preferir (algumas combinações interessantes de cor que fogem do óbvio: dourado e branco, verde e lilás, amarelo e laranja e por aí vai!).

Se já houver definição sobre os nomes, você pode divulgar essa informação utilizando frases como “Venha descobrir com a gente quem vem por aí: Maria Júlia ou João Pedro?”. Se estiver difícil escolher os nomes, você pode dar a cada convidado a “tarefa” de levar uma sugestão.

Convite Chá Revelação
Convite de chá revelação daqui. Encontre outras opções no Elo7

3. Escolha uma forma criativa  revelar o sexo do bebê

A mamãe pode participar das definições do chá de revelação e a ajudar a organizá-lo, desde que não tenha acesso à informação principal. Nesse sentido, é possível escolher o método de revelação, mas apenas a pessoa de confiança escolhida será responsável por preparar esse momento.

Algumas ideias criativas para esse momento tão especial:

Recheio do bolo

A revelação pode acontecer quando a mamãe e o papai cortarem o bolo juntos.  Se a massa ou o recheio forem azuis, isso significa que um homenzinho está a caminho; se forem rosas, então é menina! Lembre-se que a cobertura não pode dar nenhuma dica: o ideal é que as cores da festa decorem o bolo na mesma medida.

cupcake para chá de revelação
No Elo7 há muitas opções de bolos para a revelação perfeita! Confira aqui 

bolo para chá de revelação

Outra possibilidade é rechear o bolo com confeitos coloridos na cor desejada.

bolo pinhata para chá de revelação

Balões com gás hélio

A ideia é ter balões para fazer a descoberta de forma inusitada!. Eles podem ser acomodados em um baú ou caixa para que possam subir quando as tampas forem abertas pelo papai e pela mamãe.

caixa de balões para chá de revelação

Pinhata com confetes

É uma tradicional brincadeira mexicana adaptada para o chá de revelação. No original, crianças batem na pinhata suspensa até que ela se quebre e derrube doces. Já no chá de revelação, os pais podem fazer o mesmo até que o rompimento libere confetes na cor do sexo do bebê: azul para meninos e rosa para meninas.

pinhata para chá de revelação

Leia mais:

 

4. Prepare uma decoração azul e rosa

Toda a decoração do evento deve se alternar entre essas cores para reforçar o clima de mistério sobre o sexo do bebê. Veja algumas inspirações!

decoração de chá de revelação
Encontre decoração de chá revelação no Elo7

chá de revelação de bebê chá de revelação chá de revelação de bebê

5. Ou fuja do comum e inove na escolha das cores!

Paletas menos óbvias como o azul e rosa estão em alta! Há opções como o branco e o dourado, o verde e lilás, amarelo e laranja e por aí vai!

Inspiração linda para chá revelação feita pela influenciadora Fernanda Witwytzky

6. Organize uma votação

A brincadeira mais tradicional para esse evento é a votação dos convidados: eles fazem as apostas se o bebê é menino ou menina e aguardam a revelação. Isso pode ser feito em formato de mural ou em “urnas” decoradas.

quadro negro para chá de revelação

Existem vários tipos de brincadeiras para fazer um chá de revelação diferente. Confira nosso post com ideias para animar ainda mais esse momento!

7. Peça presentes unissex

O chá de revelação também pode substituir o chá de bebê, assim você pode organizar uma única festa. Nesse caso, peça presentes unissex para ajudar a compor o enxoval, como fraldas e outros itens de higiene pessoal.

Outra opção é fazer a sua lista de presentes online e receber o dinheiro correspondente para usar como preferir depois, conforme o sexo do bebê. Entenda como funciona esse serviço e faça parte da comunidade LVBB!