Chá de bebê provençal: 10 inspirações para a sua festa

Charmoso, clássico e romântico, o estilo de decoração da região francesa de Provença vem ganhando o mundo desde o século XVI. Hoje, é inspiração para diversos ambientes, da sala de jantar às festas infantis. Se você gostou da ideia e pretende fazer um chá de bebê provençal, nós podemos ajudar com algumas dicas. Confira!

1. A essência do estilo provençal

Provença fica no sul da França, bem distante da pompa sempre marcante da capital parisiense. Os moradores da região eram grandes admiradores do design luxuoso da Corte Francesa e resolveram reproduzir em suas ruas e casas os elementos da nobreza que garantiam espaços mais refinados.

Da criatividade e da capacidade de adaptação desses elementos à realidade econômica local, nasceu um estilo próprio. O trabalho totalmente artesanal utilizava matérias-primas inferiores para produzir o efeito desejado, unindo o rústico e o romântico para criar uma atmosfera de sofisticação e tranquilidade.

2. Móveis antigos inspiram a composição

Como a qualidade dos móveis provençais era inferior, existiam diversas falhas de acabamento, geralmente camufladas com uma mistura à base de gesso e cola. Por isso, com o tempo a pintura se desgastava, dando a aparência rústica que hoje é sinônimo de estilo e elegância.

Caso você não tenha móveis com esse perfil, é possível aplicar técnicas de envelhecimento como a pátina, por exemplo, ou usar da chamada tinta Chalk Paint, composta principalmente por gesso ou giz.

Também vale destacar que todo o mobiliário provençal é confeccionado com base em linhas curvas e acabamentos esculpidos, próprios de uma tendência mais clássica.

3. Tons pasteis e romantismo

Uma das motivações para organizar um chá de bebê provençal é a forte identidade das cores com o universo dos bebês. Assim, a decoração deve ser sempre baseada em tons pasteis de azul, verde, rosa, lilás ou amarelo, por exemplo, em contraste com o branco e o efeito amadeirado.

chá de bebê com tema passarinho

4. Flores, muitas flores!

A origem do estilo provençal é camponesa, logo, os elementos da natureza estão bastante presentes na composição. Invista em arranjos de flores naturais para expressar a delicadeza do tema. Também vale aproveitar estampas florais.

Minirregador com bolachinhas de flores
Minirregador com bolachinhas de flores

arranjo de chá de bebê com nome arranjo para chá de bebê com flores  arranjo de eva para centro de mesa de chá de bebê

Varie as espécies de modo que o contraste de cores provoque um efeito visual diferenciado, também priorizando os tons pasteis nesse caso: flores brancas, champagne, violetas, rosa claras e azuis são sempre bem vindas.

5. Valorize espelhos

Sempre presente na decoração provençal, o espelho deve seguir alguns princípios para participar da composição: em geral, a moldura precisa reproduzir o princípio de rusticidade dos móveis, ou incorporar o estilo clássico para não contrastar no ambiente.

 

Leia também:

6. O toque especial das rendas

O estilo provençal pede tecidos leves e artesanais, como as rendas. Elas podem estar presentes tanto nos tecidos quanto nos detalhes comestíveis e não-comestíveis dos doces. Outra forma de explorar essa referência é pela instalação de cortinas que dialoguem com o conceito, sempre no padrão off-white.

www.festejarcomamor.com.br

7. Menos é mais

Sabe aqueles elementos chamativos de festa, como saiote de mesa e babados em geral? Eles estão proibidos na decoração provençal: é justamente a simplicidade que garante a elegância desse tema. Portanto, cuidado com os excessos.

No outono, tema de chá de bebê príncipe ou princesa. Mesa: Fazendo a Nossa Festa

8. O charme da iluminação

Uma decoração essencialmente provençal conta com os típicos lustres clássicos, cheios de detalhes sinuosos, cristais e acabamento sofisticado. Como o espaço da festa é transitório, é possível trazer efeitos parecidos com abajures especiais e velas esculpidas.

9. Doces em harmonia

Na mesa principal, tudo deve estar harmonizado: inclusive os comes e bebes e respectivos recipientes. Procure um confeiteiro que consiga reproduzir o estilo no acabamento das guloseimas, para um efeito ainda mais encantador. Padronize as cores e utilize confeitos para garantir o toque rústico em alguns elementos.

 

10. A experiência do chá de bebê provençal começa com os convites

Valorize a temática desse evento tão especial desde o início: a experiência provençal já pode ser iniciada na confecção dos convites. Aposte em rendas e recortes especiais, estampas florais e fitas de cetim.

Com tudo pronto, vem a dúvida: o que pedir para os convidados no chá de bebê provençal? Qual é a melhor maneira de fazer a gestão dos presentes?

Temos uma dica muito legal para mamães que não abrem mão de escolher todos os itens do enxoval pessoalmente: receber sua parte em dinheiro sem correr o risco de parecer indelicada. Quer saber como isso é possível? Conheça nosso serviço e crie sua lista de presentes online agora mesmo!