Chá de Bebê: guia completo – como organizar?

Nesse post você irá ler sobre as seguintes dicas para um chá de bebê:

  • Quem convidar para o chá de bebê
  • Dicas para não esquecer ninguém na hora de montar a lista de convidados (e isso inclui amigos do papai)
  • Onde guardar a lista para não perdê-la
  • Qual a melhor data para realizar o chá de bebê
  • Dicas para a festa em cada uma das estações do ano
  • A importância do “Save The Date” e quando enviá-lo aos convidados
  • Qual tema utilizar no chá de bebê?
  • Qual modelo e forma de envio utilizar para os convites?
  • Dicas para uma decoração incrível
  • Qual a diferença entre o Chá de Bebê e o Chá de Fraldas?
  • Como evitar problemas envolvendo os presentes (tamanho, alergias, etc)?
  • Sugestão de lista de presentes completa para a mamãe e para o bebê
  • Como acertar a quantidade de comida (e evitar desperdícios) com uma ferramenta incrível
  • Itens para colocar no cardápio do chá de bebê
  • Quais brincadeiras fazer no chá de bebê?
  • Como tirar fotos no dia?
  • Como envolver os convidados utilizando hashtags e redes sociais?
  • Plano B: como resolver problemas que possam surgir no dia do evento
  • A importância do braço direito para o sucesso da festa

A preparação e o planejamento da festa para a comemoração da chegada do seu bebê tem diversas atividades a serem realizadas. O importante é fazer cada tarefa a seu tempo, com calma e tranquilidade – siga nossas dicas e nós garantimos que vai dar tempo sim, tudo sem estresse!

Lista de convidados

A primeira tarefa a ser feita é a lista de convidados. E, como sugestão, é indicado que seja preparada na 24ª semana de gestação.

Para ficar mais fácil – e para que você não corra o risco de esquecer ninguém, siga essas dicas de ouro e torne a festa do Chá de bebê ou do Chá de Fraldas um dia inesquecível!

Divida a lista

Na hora de preparar a lista, a mamãe pode separar por setores para que ninguém seja esquecido.

Setores facilitam a criação da lista de convidados.
Para facilitar, separe os convidados por setores. Como família, amigos e amigos do trabalho, por exemplo.

Prepare pequenas listas divididas entre família, amigos e amigos do trabalho, por exemplo. Assim, você corre menos risco de esquecer de convidar alguém que seria importante.

Aproveite a comemoração

Sabe aquela amiga que você ama mas não encontra há bastante tempo – por causa da correria diária mesmo? Aproveite a comemoração do momento mais feliz da sua vida e convide todas as pessoas que você ama!

Convide quem você ama para o evento.
É importante convidar as amigas mais queridas para o chá de bebê.

A amiga de infância, ou aquela da faculdade que partilhou com você todos os sonhos de ser mãe… O dia será inesquecível com tantas pessoas queridas comemorando, junto com você, a chegada do seu pequeno!

Confira os setores

Depois de fazer as listas, junte-as todas em uma lista só. Nesse momento, aproveite para conferir se falta ou não alguém, ou se até mesmo você mudou de ideia em relação a convidar aquela colega de trabalho ou aquela amiga da academia que você adora.

Inclua os meninos

Incluir o papai na festa é muito importante! Convide os maridos das amigas, os amigos dele… A comemoração também é dele!

cha de bebe lista de convidados
É importante incluir o papai na festa.

Aproveite e pense em algumas brincadeiras e atividades que podem ser bastante divertidas para eles. Além disso, prepare quitutes e bebidinhas especiais para eles.

A chegada do bebê é um momento inesquecível para a mamãe e para o papai também! Partilhe esse momento de felicidade com o seu amado!

Ele quer fazer uma comemoração também só para os amigos dele? Confira essa novidade aqui.

Guarde a lista em um lugar de fácil acesso

Terminou a sua lista? Antes de preparar os convites, guarde esta lista em um local seguro e fácil de achar. Pode ser no bloco de notas do celular, na mensagem de Whatsapp para o papai (ou para a madrinha do bebê!), no notebook…

Se você fez a lista em papel, guarde em uma gaveta, pasta ou anote na sua agenda! Você não vai querer perder todo esse trabalho, não é mesmo?

O que a mamãe deve pensar o tempo todo enquanto faz a lista é na importância de ter as pessoas que ela mais ama do seu lado neste dia tão especial. Lembre-se também de que a quantidade de convidados é o que determina a quantidade de comes e bebes. Elabore uma lista de acordo com o seu orçamento.

Agora é só começar a aproveitar cada momento da preparação do Chá de Bebê!

Local, data e hora

Escolher a melhor data e o melhor local para a festa do chá de bebê é a segunda atividade a ser realizada pela mamãe. E a sugestão é que ela seja realizada durante a 25ª semana de gestação.

Cada época do ano oferece diferentes opções – e enrascadas – para a festa. Mas, em primeiro lugar, o que conta é o bem-estar da mamãe. Ficar atenta aos horários pode ajudar você a ficar mais confortável durante toda a comemoração – e assim, aproveitar muito mais a festa.

O ideal é que a festa do chá de Bebê seja realizada até a 30ª semana de gestação – quando a mamãe ainda está confortável e com bastante energia. Caso não seja possível, não atrase muito essa data. Quanto mais perto do final da gravidez, mais os inchaços e desconfortos aparecem de vez em quando – e pode ser justo no dia do chá de bebê.

Melhor não arriscar, não é?

Definir uma data adequada é essencial
É importante definir uma data adequada para a realização do chá de bebê.

Quanto à escolha do lugar, pode abusar da criatividade! A festa será perfeita no clube ou em casa. A sua melhor amiga tem um jardim incrível? Aproveite para fazer um lanche ao ar livre!

O salão de festas do condomínio também é uma ótima pedida: todos os amigos já conhecem o endereço e não tem como errar!

A festa em um buffet infantil também tem suas vantagens: além de estar tudo preparado quando você e os convidados chegarem, a arrumação é por conta deles!

Com o lugar definido, vamos ao próximo passo: adequar o horário da sua festa à época do ano.

Chá de bebê no verão

Checar a previsão do tempo é peça-chave também
Caso a festa seja realizada no final da tarde, é importante checar se há possibilidade de pancadas de chuva no dia.

Uma festa realizada durante o Verão deve ser um pouco mais cuidadosa. Além do calor, a mamãe deve levar em conta o inchaço e o desconforto que o calor provoca.

Na 30ª semana, sua barriga já vai estar bem maior!

Durante o forte calor, o Chá de Bebê pode ser realizado confortavelmente em dois horários: pela manhã e no início da noite. Nos dois casos, vale pensar em um ambiente ao ar livre, com bastante ventilação e pouco sol. Se a festa acontecer no final da tarde, prepare-se para uma possível pancada de chuva- tradicionais nessa época do ano.

Prefira um local aberto mas que possua cobertura ou instale tendas, que vão proteger do sol e de uma possível chuva.

A mamãe deve ficar atenta ao horário: o inchaço nas pernas é pés é mais comum no final do dia. Se esse for o seu caso, prefira fazer o Chá de bebê pela manhã.

Chá de bebê na primavera

Chá de bebê na primavera
Realizar o chá de bebê na primavera pode ser uma boa pedida.

A Primavera garante uma decoração colorida pelas flores e uma temperatura agradável no fim de tarde. Vale a pena lembrar que o Verão chega cada vez mais cedo ao nosso país- a partir da metade da primavera pode já ser bastante quente. Prefira locais arejados e com bastante ventilação.

Aproveite para fazer a festa ao ar livre com um risco muito menor de ser surpreendida pela chuva.

Durante a estação florida, a manhã e o final da tarde continuam sendo boas pedidas. Quer esticar um pouco mais? Essa é a época perfeita para começar a comemoração em um lindo final de tarde e estender até a noitinha com boas risadas e boas companhias.

Chá de bebê no outono

Chá de bebê no outono
O outono é uma estação flexível para a realização do chá de bebê.

O outono também é uma estação bastante flexível: manhãs, tardes ou noite são perfeitas para a comemoração. Mas cada horário tem a sua peculiaridade. Caso a festa seja pela manhã, aposte em um local aberto, mas que tenha alguma alternativa um pouco mais fechada- as manhãs de outono podem ser frias!

No período da tarde e da noite vale lembrar da possibilidade de uma queda de temperatura- um lugar mais aconchegante e protegido pode ser uma boa ideia.

Chá de bebê no inverno

cha de bebe local data e hora
Realizar o chá de bebê à tarde é interessante no inverno.

Durante o inverno a máxima é: proteja-se, mas não descuide da saúde! Nada de locais completamente fechados! A ventilação é essencial para manter a circulação de ar.

Durante o frio, o ideal é fazer a festa no período da tarde – o sol leve do inverno é um convite para uma tarde deliciosa!

Leia também:

O chá de bebê perfeito para a primavera, para o verão, para o outono e para o inverno

O “Save the Date”

E para qualquer época do ano, uma dica muito importante: o Save the Date.

O #savethedate é uma forma delicada de pedir aos seus convidados que reservem a data do Chá de bebê em suas agendas previamente – e você não correr o risco de mandar o convite e as pessoas errarem a data. Normalmente, ele é enviado antes do convite, com cerca de 15 dias de antecedência ao convite oficial.

Ele pode ser feito de maneira informal, por e-mail ou com um convite útil (um ímã de geladeira, por exemplo).

Assim, seus convidados podem se planejar com antecedência – e você também!

A lista de presentes

Escolher os presentes para a lista de presentes do chá de bebê é a terceira atividade que deve ser realizada pela mamãe e, como sugestão, ela pode ser feita na 26ª semana de gestação.

Só que fazer com que seus convidados tenham que sair de casa para comprar o presente perfeito para o seu bebê é coisa do passado. Quer mais praticidade para eles e para você também?

Confira esse texto e descubra uma maneira inovadora de ganhar os presentes do seu Chá de Bebê ou do seu Chá de Fraldas!

Qual a diferença entre o Chá de Bebê e o Chá de Fraldas?

O Chá de Bebê e o Chá de Fraldas são comemorações pela chegada do seu bebê.

Qual festa a mamãe vai escolher? Depende de algumas coisas. Vamos conhecer as diferenças!

O Chá de Bebê normalmente acontece durante a 30ª semana de gestação e é uma festa muito esperada pelas mamães. Nela, amigos e familiares da gravidinha se encontram para passar um dia delicioso e presentear o bebê que está chegando!

Chá de bebê é uma forma de presentear
O chá de bebê é uma forma dos amigos e familiares presentearem o bebê que está por vir.

São presentes que serão utilizados normalmente durante o primeiro ano do bebê.

A mamãe prepara uma lista que é dividida entre os convidados.

Já no Chá de Fraldas, como o próprio nome explica, os presentes são restritos às fraldas. É uma opção bastante interessante quando a mamãe já tem todo o enxoval do bebê completo, e não precisa de mais nenhum item extra.

Chá de fraldas é solução para enxoval completo
Chá de fraldas é ideal para mamãe com enxoval completo.

Neste caso, os convidados levam como presentes as fraldas, que terão a numeração definida pela mamãe no convite.

Mas e se eu não gostar do presente? E se a fralda der alergia no bebê?

A solução para essa e outras perguntas é bastante fácil: conte com a ajuda do site Lá Vem Bebê!

No site você encontra a lista de presentes virtual, como enviar para seus amigos e familiares e o melhor de tudo – não corre o risco de não gostar de algum item ou mesmo de não utilizar os presentes – no caso das fraldas, seu bebê pode crescer mais rápido do que você imaginava.

Você vai enviar a lista e os convidados vão “comprar” os presentes de maneira virtual – e o valor equivalente é depositado direto na sua conta, para que você mesma possa comprar os itens que quiser, quando e onde achar melhor. Você pode compartilhar a lista de presentes por e-mail, Facebook e até WhatsApp!

Startup oferece solução para chá de bebê
Lá Vem Bebê oferece comodidade e praticidade para mamães que desejam criar uma lista de presentes virtual.

Seus convidados não correm o risco de não terem tempo ou de esquecerem o seu presente em casa e a mamãe não tem a preocupação de onde irá guardar tanta coisa!

Com o Chá de Fraldas, a mesma coisa. Apesar de ser muito legal ganhar quase um ano inteiro de fraldas para o seu bebê, isso tem vários inconvenientes.

No caso de receber os pacotes de fraldas durante a festa, o armazenamento pode ser um problema. Utilizando os serviços do site Lá Vem Bebê, a mamãe pode ir comprando as fraldas conforme a necessidade do seu pequeno, e ainda, não precisa se preocupar com espaço para guardar tudo.

Além disso, alguns bebês possuem certa tendência ao desenvolvimento de alergias e irritações na pele. Imagina só se a fralda que você tem mais de 40 pacotes é a causadora da alergia?

Adeus fraldas, olá dinheiro desperdiçado.

O site também ajuda a mamãe com todos os detalhes da organização da grande festa: desde como montar a lista de convidados a opções lindas de decoração.

Startup auxilia na organização do chá de bebê
Lá Vem Bebê também auxilia na organização e detalhes do chá de bebê

Vamos experimentar? Comece a viver essa experiência!

lista de presentes virtual

 

Para não esquecer de nenhum item importante confira aqui as nossas sugestões para uma lista de presentes completa:

Lista de presentes para a mamãe

Lista de presentes para a mamãe.
Lista de presentes para a mamãe pode – e deve – estar incluída na sugestão de presentes do chá de bebê.
  • 4 tubos de pomada para hidratar o bico do seio
  • 10 caixas com protetores descartáveis para os seios
  • 1 par de conchas de silicone
  • 1 almofada para ajudar na amamentação
  • 2 capas para as almofadas de amamentação
  • 1 bomba de tirar leite materno
  • 1 cinta pós-parto – deve ser indicada pelo seu médico

Presentes para o quarto do bebê

Pedir presentes para o quarto é boa pedida
Pedir itens para o quarto do bebê é uma boa ideia para a lista de presentes do chá de bebê
  • 6 jogos de lençóis para berço
  • 1 cobertor de berço
  • 1 cobertor de bebê
  • 1 manta de algodão de bebê
  • 20 cabides de tecido
  • 1 travesseiro para ajudar na amamentação

Lista de itens de higiene para o bebê

Lista de presentes com itens de higiene
Itens de higiene do bebê também pode estar inclusos na lista de presentes do chá de bebê.
  • 1 banheira – meça o espaço em sua casa
  • 1 termômetro de banho
  • 4 toalhas infantis de banho, com capuz
  • 4 toalhas-fralda
  • 6 sabonetes neutros – líquidos e específicos para bebês
  • 6 xampus neutros – específico para bebês
  • 2 óleos para bebê
  • 6 caixas de cotonetes
  • 10 sacos de algodão
  • 1 tesoura pequena e sem ponta para cortar as unhas do bebê
  • 1 pente pequeno
  • 1 escova pequena
  • 1 dedeira para limpar a boca do bebê
  • 1 nécessaire para levar os itens de higiene do bebê
  • 1 termômetro digital
  • 1 kit de higiene para o quarto do bebê, contendo porta-cotonetes, porta-algodão e garrafa térmica)
  • 1 saboneteira para o banho
  • 1 bolsa de gel
  • 6 potes de álcool em gel para higienização das mãos
  • 1 aspirador nasal de bebê
  • 12 fraldinhas de pano
  • 12 fraldinhas de boca
  • 6 fraldinhas de ombro para regurgitar
  • 10 potes de lenços umedecidos hipoalergênicos e sem cheiro
  • 12 pomadas anti-assaduras
  • 6 talcos
  • 1 álcool 70%

Lista de roupinhas para o bebê

Roupinhas de bebê na lista de presentes.
Outra sugestão é inserir roupinhas – de todos os tamanhos – na lista de presentes do chá de bebê.
  • 6 bodies manga curta – tamanho RN
  • 6 bodies manga curta – tamanho P
  • 4 bodies manga curta – tamanho M
  • 6 bodies manga longa – tamanho RN
  • 6 bodies manga longa – tamanho P
  • 4 bodies manga longa – tamanho M
  • 4 bodies manga longa  – tamanho G
  • 6 macacões de bebê – tamanho RN
  • 6 macacões de bebê – tamanho P
  • 4 macacões de bebê – tamanho M
  • 4 macacões de bebê – tamanho G
  • 4 sapatinhos de bebê
  • 6 pares de meias de bebê
  • 3 toucas de algodão para recém-nascidos
  • 3 pares de luvinhas para bebê – evitar que se arranhe
  • 2 casaquinhos tamanho RN
  • 4 casaquinhos tamanho P
  • 2 casaquinhos tamanho M
  • 2 casaquinhos tamanho G
  • 6 calções mijão tamanho RN
  • 6 calções mijão tamanho P
  • 4 calções mijão tamanho M
  • 4 calções mijão tamanho G
  • 1 conjunto de saída da maternidade para o bebê
Leia também:

O tema do chá de bebê

O tema da decoração da festa de Chá de Bebê costuma ser uma grande dúvida para as mamães. Existem tantas coisas lindas no mercado, tantas idéias para DIY (Faça Você Mesma) nas redes sociais. Até por que, a decoração define os outros temas da festa do Chá de Bebê, como o convite e as lembrancinhas.

Mas, enfim, por onde começar?

Como o local e o horário da festa definidos, agora tudo fica mais fácil. O tema da decoração tem que começar a ser pensado a partir do local e do horário da festa, e é indicado que isso seja feito na 27ª semana de gestação.

O tema é o seu foco principal – balões, carrinhos, corujinhas, unicórnios, provençal, carnaval, festa junina… Há uma infinidade de idéias e possibilidades. Para facilitar a escolha, que tal usar o mesmo tema da decoração do quarto do bebê?

Decoração da festa pode ser parecida com quarto
Uma possibilidade é utilizar como tema de decoração do chá de bebê o mesmo tema do quarto da criança.

Inspire-se nessas ideias:

Os convites

Após definir o tema, comece a pensar nos convites.

Aqui começa um dos grandes dilemas das mamães: comprar tudo pronto ou fazer você mesma?

Não existe resposta certa para essa pergunta. Cada mamãe tem a sua realidade, suas necessidades e até mesmo, habilidades diferentes.

chá de bebê convite tema decoração
Há inúmeros modelos de convite para chá de bebê online e, o melhor, gratuitos.

Se você tem tempo e, além disso, gosta de trabalhos manuais, hora de colocar a mão na massa! Se você não tem tempo nem para respirar direito e além disso, não consegue desenhar nem uma casinha, não vá arrumar preocupações desnecessárias!

Para os convites, por exemplo, existem diversas opções prontas para impressão na internet. E o melhor: de graça!

Inspire-se nessas ideias:

Papel ou email?

Muitas mamães também ficam em dúvida se enviam o convite impresso ou se enviam um e-mail. Para pouparmos tempo, trabalho e, o mais importante, recursos da natureza, o mais indicado é o envio digital. Pode ser por mensagem nas redes sociais, no WhatsApp ou em um grupo criado no Facebook. É inovador e facilita bastante a vida dos convidados também.

Lembre-se: você já vai ter enviado o Save the Date, então o convite é apenas a comunicação dos dados e detalhes da festa.

chá de bebê convite tema decoração
Para poupar tempo, trabalho e recursos, o ideal é que os convites para o chá de bebê sejam enviados online.

Você também pode aproveitar que vai enviar o convite e enviar também a lista de presentes virtual. Não sabe o que é isso? Descubra aqui essa novidade que vai resolver todos os seus problemas!

A decoração do local

Festas ao ar livre normalmente utilizam a decoração apenas nas mesas. Um pequeno arranjo de flores (sempre baixos para não impedir que os convidados se olhem enquanto conversam) e  detalhes no anel do guardanapo ou na toalha de mesa, conferem elegância e sofisticação com muito pouco trabalho.

Essa decoração vale para qualquer horário: no brunch, lanche da tarde ou na festinha noturna.

Arranjos de flores confere decoração sofisticada
Em uma festa ao ar livre, pequenos arranjos de flores conferem elegância e sofisticação com muito pouco trabalho.

Para locais internos, vale apostar em adornos e enfeites para as paredes. Quadros, as tradicionais bexigas, tudo é válido.

Quer inovar? Que tal fotos da caminhada do casamento até aqui? Você também pode utilizar as fotos do seu ensaio de gestante.

Bexigas com gás hélio ficam suspensas e com os fios pendentes fica bastante chique, além de impressionar bastante!

O Chá de Bebê ou Chá de Fraldas do seu bebê vai ser inesquecível. Aproveite as ideias do Lá Vem Bebê e prepare uma festa incrível gastando pouco e com muito mais tempo para aproveitar esse momento mágico!

Leia também:

7 dicas para fazer uma decoração de chá de bebê perfeita!

Lembrancinhas

Com o tema e a decoração definida, as mamães já podem providenciar também as lembrancinhas. Temos várias dicas para ajudar nessa missão, confira:

Comidas e bebidas

Com a chegada da 28ª semana de gestação, e o tema da festa, assim como o formato dos convites e das lembrancinhas já definidos, é hora de pensar nos comes e bebes do chá de bebê.

Como acertar a quantidade de comida e bebida

Acertar a quantidade de comida e bebida por cada convidado é um grande desafio para qualquer festa. Para o Chá de Bebê, fica um pouco mais complicado. Além dos adultos, temos, muitas vezes, as crianças também.

chá de bebê comidas e bebidas
Acertar a quantidade de comida e bebida para o chá de bebê é um grande desafio.

Que tal facilitar a sua vida e resolver os seus problemas de uma maneira prática, fácil e sem desperdício?

A Calculadora de Chá de Bebê te ajuda nessa tarefa!

Com ela a mamãe vai saber exatamente a quantidade por convidado e, com isso, vai conseguir ter mais economia sem perder em nada o brilho da festa.

A calculadora permite fazer os cálculos  da quantidade de comida e bebida a ser providenciada para a festa do Chá de Bebê a partir do número de convidados (homens, mulheres e crianças).

Calculadora para chá de bebê
Ferramenta online e gratuita permite calcular a quantidade exata de comida e bebida necessárias para o chá de bebê.

Você pode escolher entre os seguintes itens:

  • Mini salgadinhos
  • Carnes para churrasco
  • Mini sanduíches
  • Mini docinhos
  • Bolo
  • Cerveja
  • Refrigerante
  • Água

São itens fáceis que fazem toda a diferença no sucesso da sua festa. A calculadora leva em conta a praticidade dos alimentos para servir e também para comer.

Imagina em uma festa cheia de crianças serem servidos canapés com molhos ou que venham muito quentes? Perigo na certa!

Quer experimentar a calculadora de comida e bebida para descobrir o que servir no chá de bebê ou chá de fraldas? Acesse agora!

O que é importante ter no cardápio?

Salgados

Os salgados e mini sanduíches são uma ótima opção para qualquer época do ano. São práticos e podem ser encontrados facilmente em todos os locais do país. Além disso, a calculadora ajuda muito também as mamães que vão fazer o cardápio do Chá de Bebê. A amiga que vai fazer os docinhos vai saber exatamente quantos fazer- e não ficar contando apenas com uma estimativa.

chá de bebê comidas e bebidas
Os mini sanduíches são uma ótima opção para qualquer época do ano, pois são práticos e fáceis de se encontrar.

Doces

O bolo é indispensável para qualquer festa de Chá de Bebê ou Chá de Fraldas. Ele pode ser comprado pronto, mas também pode ser feito em casa. O importante é ter uma mesa de doces e um lindo bolo para os convidados- e também para as fotos.

Os doces podem ser os tradicionais brigadeiros – que hoje em dia, podem ser encontrados em diversos sabores. Já pensou em fazer um brigadeiro de paçoca? Basta substituir o chocolate em pó por duas colheres de sopa de paçoca. Fica divino! Na hora de enrolar, ao invés de usar o tradicional granulado, aposte também na paçoca ou em amendoim triturado.

Além dessa, existem diversas variações para o mais queridinho dos doces para que eles fiquem ainda mais gostosos combinando com a estação do ano. Quem sabe um brigadeiro de limão para os dias mais quentes?

Um brigadeiro branco com raspas de limão colocadas após o preparo mas com a massa ainda quente. Produzem um sabor único e especial. Para enrolar, açúcar refinado.

chá de bebê comidas e bebidas
Um bolo e uma tradicional mesa de docinhos são indispensáveis no chá de bebê.

Mas a mamãe também pode inovar: saladas de frutas, espetinhos de uvas e morangos, enroladinhos de melão e presunto… vale abusar da imaginação!

O cardápio deve sempre ser pensado e adaptado para a época do ano em que a festa vai se realizar. Não adianta querer servir pirulitos de chocolate em pleno verão. Aposte em saladas de frutas, por exemplo.

Para os salgados, os fingerfoods podem ser substituídos por caldinhos leves no inverno, por exemplo. O que importa é apostar na criatividade e adequar o cardápio da melhor maneira.

Cardápio deve ser adaptado conforme estação
É importante adaptar o cardápio de acordo com a época do ano no qual a festa será realizada. Nada de pirulitos de chocolate, por exemplo, no verão.

Conte sempre com possíveis imprevistos.

Se os salgados não chegarem por exemplo, nada de desespero!

Corra até uma padaria e providencie tudo lá! Não se preocupe!

O mais importante da festa é a sua felicidade! E os seus convidados estarão lá para celebrar com você esse momento inesquecível! O brilho do dia será a alegria de receber o seu pequeno que está chegando!

Fotos e Brincadeiras

A 29ª semana de gestação, semana anterior à festa, é pura diversão: definir quais serão as atividades que vão entreter seus convidados.

Agora que as comidas e bebidas do grande dia já estão todas definidas, a parte das fotografias também deve ser decidida: quem vai fazer as fotos? Venha conferir nossas 5 dicas para acertar na diversão e garantir a alegria dos convidados!

Prepare as brincadeiras

As brincadeiras são um dos pontos altos da festa do Chá de Bebê. Escolher quais atividades vão fazer com que os seus convidados tenham momentos de pura descontração.

As brincadeiras vão desde as tradicionais, como descobrir o tamanho da barriga da mamãe ou o sabor da papinha até às mais modernas como fazer os papais tentarem trocar as fraldas de uma bexiga. Aposte em qualquer uma delas! Veja o que tem mais a ver com seus convidados e familiares e garanta boas risadas.

brincadeiras para o chá de bebê
As brincadeiras são um dos pontos altos do chá de bebê. Veja o que tem mais a ver com seus convidados e familiares e garanta boas risadas.

Não se esqueça também dos meninos. Prepare brincadeiras especiais nas quais os homens da festa também possam participar!

Leia também:

Lembre-se também da importância de deixar a mamãe sempre confortável e feliz durante a festa. Sabe aquelas brincadeiras de pintar a mamãe, bagunçar os cabelos dela… Não é legal! A mamãe quer estar linda durante toda a festa, tanto para os convidados quanto para as…

Fotografias

Fotografe muito! A mamãe vai querer lembrar desse momento para sempre- e ainda poder mostrar para o seu pequeno o quanto ele já era querido e esperado antes mesmo de nascer!

Uma grande parte das gravidinhas fica com uma grande dúvida nesse momento: contratar ou não um fotógrafo. A resposta mais uma vez, é uma só: não existe certo ou errado – como para tudo que se relaciona à maternidade não é mesmo?

Que tal pedir para aquela amiga que posta fotos incríveis que ela registre esse momento tão especial?

chá de bebe fotos e brincadeiras
Uma possibilidade interessante é deixar que os próprios convidados registrem as fotos. Para isso, basta deixar em cada mesa uma máquina descartável, e pedir para que os filmes sejam entregues ao final da festa.

Quer fazer algo diferente?  Você pode investir na ideia das máquinas fotográficas descartáveis e deixar nas mesas para que os próprios convidados registrem a festa? Existem no mercado, câmeras com filmes (isso mesmo que você leu, filmes) de até 24 poses que são descartáveis após o uso.

Aqui, a brincadeira é a seguinte: cada mesa para 4 ou 5 convidados tem uma câmera dessas para ser utilizada durante a festa. No final, quando forem entregues as lembrancinhas, os convidados deixam os rolinhos de filme na saída. A mamãe manda revelar e compartilha com todo mundo nas redes sociais depois.

Imagina que máximo??? Além de fazer fotos incríveis, seus convidados vão se divertir muito!

Use hashtags

As hashtags ajudam muito a encontrar a foto que desejamos nas redes sociais.

Além disso, é uma maneira super legal de envolver seus convidados com a festa e com a chegada do seu bebê.

A mamãe pode começar a usar as hashtags já na preparação do Chá de Bebê para deixar seus convidados com ainda mais expectativa para o grande dia. Os convites já podem ir para as redes com #convitedalaura, #chádalaura. A cada novo passo, use-as e marque seus convidados nas fotos. Assim, seus amigos e familiares podem participar de tudo o que você está planejando.

chá de bebe fotos e brincadeiras
Utilizar hashtags é uma excelente forma para envolver os convidados com a chegada do bebê.

Para o grande dia marque seus amigos e familiares com o #éhoje #vemlaura #vemdavi, por exemplo.

E depois da festa aproveite as hashtags não só para encontrar, mas também para organizar as fotos e poder guardá-las posteriormente.

Compartilhe nas redes sociais

Use as redes sociais para envolver seus convidados e tornar esse dia ainda mais especial. Desde o convite até a lista de presentes, tudo pode ser compartilhado (facilitando muito a vida dos convidados).

chá de bebe fotos e brincadeiras
Compartilhar fotos nas mídias sociais aumenta o envolvimento dos convidados com a chegada do bebê.

Sua alegria será compartilhada e você vai conseguir ver momento da festa que seus amigos e familiares registraram para você.

Aproveite ao máximo esse dia!

Já pensou em aproveitar as fotos que forem realizadas no Chá de Bebê para fazer lindas lembrancinhas para a maternidade? Seus amigos e familiares vão se lembrar com ainda mais carinho desse momento tão especial.

As fotografias e as brincadeiras são os pontos altos da festa. Mas não devem ser um motivo de preocupação. Com essas dicas, não tem como errar!

É só aproveitar e curtir esse momento maravilhoso ao lado das pessoas que você mais ama!

O grande dia do chá de bebê!

Depois de muita preparação e muito amor em cada detalhe, chegou o grande dia! Mas não vale ficar ansiosa ou preocupada, certo?

A dica aqui é relaxar e aproveitar. Afinal se está na 30ª semana de gestação.

Imprevistos acontecem? Claro que sim!

Por isso separamos algumas dicas sensacionais para que tudo fique perfeito – e que seu dia seja inesquecível!

O Plano B

Tenha sempre uma carta na manga! No grande dia, algumas precauções podem ajudar bastante caso você tenha algum problema.

Para cada problema, pense em uma possível solução. Por exemplo: a festa será realizada em um lugar ao ar livre em pleno verão? Lembre-se de que essa época do ano é bastante propensa a chuvas no final da tarde, então providencie uma área com cobertura, para garantir a festa se a água chegar!

Plano B é essencial em um chá de bebê
Ter um plano B é essencial para que a festa ocorra como desejado. Já imaginou se começa a chover no meio das brincadeiras e a área não possui cobertura?

Está mais frio do que a mamãe imaginava e a festa será lá fora? Aposte nas tochas para aquecer o local. Aposte também em mantas e cobertores para serem oferecidos aos convidados. O clima vai ficar delicioso – e todos bem quentinhos!

Os salgados não chegaram no horário? Vá até uma padaria!

Hoje, na maioria delas, há uma infinidade de salgados (e até mesmo docinhos) que podem socorrer uma festa. Aposte em esfihas, coxinhas e até mesmo pequenos croissants.

Para as bebidas, sucos de caixinha e refrigerantes resolvem qualquer problema! Elas já vão estar geladas e você não vai precisar se preocupar.

Supermercados são aliados em caso de imprevistos
Mesmo se os salgadinhos não chegarem a tempo para a festa, não é motivo para preocupação: nada que uma ida ao supermercado não resolva.

Até mesmo uma passada rápida por um supermercado pode resolver o seu problema. Nada que petiscos, amendoins e outros salgadinhos não resolvam! No lugar dos doces, por exemplo, aposte nos bombons! Se estiver muito calor, os sorvetes se tornam a melhor pedida!

Esquecemos os pratos!

Na correria da preparação da festa, muitas vezes alguns itens essenciais não são transportados – o que faz com que só nos lembremos deles na hora de utilizar!

Para evitar esse risco, faça uma lista de tudo o que vai precisar ser levado até o local do Chá de Bebê.

Fazer uma lista das necessidades é essencial
Fazer uma lista com tudo o que será necessário no dia do evento pode evitar imprevistos e contratempos.

Fez a lista e esqueceu do mesmo jeito? Sem problemas!

A grande maioria dos supermercados tem uma seção destinada a produtos e itens de festas! Em muitos deles, há uma grande variedade de produtos, temas e cores! Fique tranquila!

O braço direito

Sabe aquela amiga ou a madrinha do bebê que você escolheu para ser o seu braço direito? Vai estar lá.

O papai? Vai estar lá também. Sem falar na vovó, nas amigas de faculdade… Enfim, não vai faltar ajuda caso a mamãe precise! Sempre tem alguém que pode dar uma corridinha aqui ou ali para resolver esses pequenos problemas que acontecem.

O que mais importa nesse dia, é que a mamãe esteja feliz, para que possa aproveitar a festa do chá de bebê.

Felicidade da mamãe é prioridade no dia
Independente dos imprevistos que podem ocorrer, o que mais importa é que a mamãe esteja feliz no grande dia!

Que tal uma ida ao salão para garantir as fotos? Você também pode pedir para uma amiga fazer uma make especial ou um cabelo de arrasar! Ficar linda é uma das suas tarefas! Afinal, a mamãe será a rainha das fotos hoje!

Esse momento tão esperado e tão planejado será inesquecível. Mesmo que apareçam contratempos, lembre-se: eles serão divertidas histórias para contar para o seu pequeno depois que ele chegar!

Uma festa maravilhosa pra você e sua família!