Características do recém-nascido

Olá, mamães e papais! Que alegria ter nossos filhos no colo, não é mesmo? Depois de meses de espera, várias etapas que passamos, finalmente ter nossos pequenos com a gente é maravilhoso. Mas alguma parte da aparência dele te preocupou? Hoje vamos falar de algumas características do recém-nascido, coisas que são comuns entre eles.

Depois de passar por vários meses em que enjoos, azia e outros incômodos podem ter acontecido, bem como momentos felizes em eventos como chá revelação e chá de fraldas, ter nossos filhos com a gente e ficar preocupados por alguma questão certamente não está nos nossos planos.

Por isso vamos conversar um pouco sobre algumas características do recém nascido!

 

Características do recém-nascido: Pele

Primeiramente, saiba que um bebê é considerado recém nascido até o seu 28º dia de vida. Até os dois anos de idade ele é considerado um bebê, e a partir disso uma criança.

A pele do bebê é muito mais sensível e fina do que a dos adultos. Por isso não se usa muitos cosméticos como cremes, protetores solares e repelentes. Leia esse post para entender mais sobre isso!

Além disso, algumas manchas podem aparecer. Algumas vão sumindo com o passar dos meses e não precisa de maiores atenções, mas é sempre importante que o pediatra analise tudo.

Muitos ainda nascem com a cor avermelhada, e isso se dá porque a circulação da sangue deles é mais lenta. Também precisamos considerar que eles passam meses dentro de uma bolsa, encolhidos, então essa coloração e alguns inchaços são normais.

Uma cor mais amarelada também é possível, e primeiro é visto na “parte branca do olho”. Isso se chama icterícia, que tem ligação com a imaturidade do fígado.

A pele do beber descamar também é uma das características do recém nascido, especialmente àqueles que nascem depois de 40 semanas exatas de gestação. Isto também é algo normal, principalmente nas mãos, pés e tornozelos.

 

A unha do recém-nascidos

As unhas do recém nascido crescem muito rápido. Certamente seu bebê já vai nascer com as unhas grandes.

Nesse sentido, não existe um tempo mínimo para cortar a unha dele, mas sim cortar sempre que necessário para evitar arranhões e ferimentos. Normalmente será toda semana.

Para cortar as unhas do pé, é correto esperar que ela passe a ponta do dedo e corte reto. Fazendo isso evita que elas encravem.

 

Características do recém-nascido: cabelo e pelos

Não se assustem se o cabelo do seu bebê cair, isso é normal! É sim uma das características do recém-nascido.

Até os seis meses de vida dos bebês isso costuma acontecer, e alguns especialistas indicam que até os dois anos de idade acontece a troco total dos fios. Neste processo muitos perdem os cachos e ficam com o cabelo liso.

Isso acontece primeiramente por fatores hormonais. Antes de nascer o bebê tem grande quantidade de hormônios vindo da mãe, e depois do nascimento esse nível hormonal cai. Outra explicação é o atrito da cabeça da criança com o travesseiro e colchão.

Neste mesmo sentido, muitos bebês nascem com pelos, em especial nas costas, mas também nas coxas e até nas orelhas. Isso também se dá devido os hormônios que eles recebem das mães, contudo devem cair naturalmente até os seis meses de vida.

Bebês cabeludos causam azia nas mães?

Não! Na verdade esse é um dos muitos mitos que existem acerca da gravidez.

O útero da mamãe aumenta de tamanho, e isso acaba por “reduzir” o tamanho do estômago dela, prejudicando a digestão.

 

Recém-nascidos estrábicos

Você já reparou que vez ou outra o seu bebê pode ficar um pouco “vesgo”? Este é o estrabismo, e é normal de acontecer dos bebês desviarem o olhar (um para dentro e outro para fora) por alguns segundos.

Até os seis meses de vida é capaz do bebê ter esse desvio no olhar, e isso se dá por ter um sistema ocular que ainda está se desenvolvendo.

Nas primeiras semana de vida o bebê enxerga totalmente embaçado. No segundo para o terceiro mês eles passam a enxergar com exatidão coisas em um raio de distância entre 20 e 30 centímetros. Com 4 meses o bebê consegue acompanhar movimentos com o olhar.

Contudo, a partir do sexto mês, se espera que esse desvio no olhar desapareça. Nesta fase o bebê começa a ser capaz de fixar o olhar.

Caso não desapareça, converse com o pediatra do seu filho e procure um oftalmologista que atenda bebês!

Estimular o bebê a olhar para os rostos ou objetos é de muita valia. Brincadeiras como “Cadê? Achou!” são muito boas.

 

Características do recém-nascido: barulho ao dormir

Por vezes que o bebê está dormindo, ou até mesmo acordado, eles fazem alguns barulhos que podem assustar os pais.

Contudo, será que precisa mesmo se assustar?

Muitos desses barulhos que eles fazem estão ligados à imaturidade do organismo.

Eventualmente o bebê dá uma leve roncada. É até gostoso de ouvir, não é mesmo? Isso se dá pela vibração da respiração do fundo da boca do bebê, e é algo normal.

Em contrapartida, esteja atenta se este ronco está alto, constante e com certa dificuldade respiratória.

Recém-nascidos assustados

Em primeiro lugar, pense você vivendo em um lugar fechado e seguro por muito tempo. É normal que ao ir para um ambiente desconhecido, barulhento e com muita luz você se sinta inseguro e desconfortável.

Além disso, de toda essa mudança que o recém-nascido passa ao vir para o mundo, contato com outras coisas e pessoas desconhecidas também podem assustá-los. O pediatra examinando, várias texturas diferentes para conhecer, barulhos diversos, isso tudo é muito novo e invasivo.

Como resultado, é uma das características do recém-nascido ser assustado.

Porém existem algumas coisas que podem serem feitas para que eles se acalmem, como

  • Fazer pequenos movimentos na hora em que eles forem dormir para que não se sintam sozinhos;
  • Não o deixar chorando por um longo tempo quando estiver com fome;
  • Não fazer mudanças repentinas de ambiente, tanto quanto a luz quanto a temperatura
  • Acolher, envolver, para que se sintam seguros;
  • Não interromper o seu sono.

Em suma, são muitas características do recém-nascido que são normais e naturais. Poderíamos falar ainda de muitas outras, tais quais os movimentos involuntários que eles fazem com os braços e pernas. Você pode ler mais sobre moleira, baba do bebe, sono em outros post do nosso blog!

Em especial papais de primeira viagem tem uma chance maior de se assustar por alguma características deles, por ser tudo novo.

Assim como o bebê está chegando ao mundo e ele ainda vai desenvolver muitas coisas, os papais também estão entrando em um novo mundo, ou um novo universo, o da maternidade/ paternidade.

E por aí na sua casa, seu bebê teve alguma dessas características? Compartilhe com a gente!