cadeira de alimentação

Cadeira de alimentação de bebê, como escolher?

O bebê está quase chegando e a lista pro enxoval parece infinita às vezes né? Ou o bebê cresceu e agora é a hora de começar a comprar os itens necessários para a introdução alimentar. Uma grande dúvida é qual cadeira de alimentação comprar? Ou ainda, qual a diferença entre as cadeiras de alimentação? Veja neste artigo todas as dicas para comprar a cadeira de alimentação do seu bebê!

Por que ter uma cadeira de alimentação?

cadeira de alimentação, que também é muito chamada de cadeirão quando é no modelo “fixo”, é um item muito importante na hora de se pensar a introdução alimentar do seu filho. Muitas pessoas não vêem esta cadeira como algo tão imprescindível assim, mas a cadeira de alimentação ajuda muito a criança entender que as refeições são parte de sua rotina. E ter essa rotina pré-determinada, ajuda o bebê a entender que o momento em que ele é colocado na cadeira é a hora de comer e sabe exatamente o que esperar. Além do mais, é bem melhor ter uma cadeira, segura e adequada para o tamanho do seu filho, do que colocá-lo numa cadeira para adultos ou então fazê-lo comer sempre no seu colo.

Tipos de cadeiras de alimentação

Existem inúmeros modelos diferentes, mas podemos separar as cadeiras em 2 principais tipos:

  • Cadeirão: Este é o mais clássico dos 2 principais tipos. É grande, fixo (na maior parte das vezes) e chega na altura da mesa;
  • Cadeira portátil: Estas cadeiras são menores e costumam ser colocadas e fixadas em cadeiras. A vantagem é o tamanho e facilidade de poder levá-la para outros lugares, tais como restaurantes.

Detalhes importantes na hora de comprar

Como quase tudo na vida, existem vários modelos de cadeiras de alimentação para bebês. Alguns parecem ter saído de um filme futuristas e outros parecem não serem muito seguros. O que, então, devemos levar em consideração na hora de comprar? Deixamos aqui embaixo uma lista resumidinha pra você não se perder na hora das compras:

  • Segurança: Com certeza o ponto mais importante na hora de escolher a cadeira do seu bebê. Preste atenção se o modelo tem firmeza e não ameça a integridade física da criança. Observe também se os encaixes não são perigosos a ponto do bebê conseguir prender o dedo;
  • Espaço na sua casa: Sabendo o espaço disponível, é mais fácil eliminar cadeiras que extrapolem em tamanho. Se você mora em pequenos apartamentos, cadeirões enormes podem não ser o ideal para vocês;
  • Funcionalidades: Alguns modelos têm 1001 funcionalidades e outros são simples demais. Como saber quais funcionalidades você precisa? Faça um pequeno levantamento de como você pretende fazer a introdução alimentar do seu filho. Algumas funcionalidades serão dispensáveis e outras não. Em resumo: cada caso é um caso;
  • Limpeza: Você com certeza já deve ter visto um vídeo bonitinho de uma criança fazendo bagunça na hora da papinha. Pois bem, depois da bagunça é preciso limpá-la. Cadeiras que têm peças removíveis e são feitas com material impermeável costumam ser mais fáceis de se limpar;
  • Rotina da família: Este item é tão importante que ele tem um parágrafo só pra ele aqui embaixo.

A cadeira de alimentação e a sua rotina

Como você deve ter percebido, muitos dos fatores para se fazer a compra são pessoais: o espaço, as funcionalidades… Pois bem, tudo isso depende da rotina da sua família. Vocês comem mais em casa e raramente vão para restaurantes? Ou ainda, você quer que o bebê acostume comer sempre no mesmo lugar ou quer que ele entenda que onde quer que ele esteja, se ele estiver na cadeirinha é hora de comer? São fatores muito pessoais de cada família. Por isso, quando for pesquisar e comprar a cadeira de alimentação do seu filho, converse com as pessoas que moram com você e identifique seus hábitos alimentares. Dessa forma você, com certeza, vai entender com mais clarezas quais características são mais importantes para uma cadeira de alimentação na sua rotina.

Sugestão de modelos

Na loja da Lá Vem Bebê, nós também temos cadeiras de alimentação! Fizemos uma lista com alguns modelos que podem ser perfeitos para você:

Qual a cadeira de alimentação perfeita?

Como conclusão vale ressaltar que o modelo ideal, perfeito, é aquele que mais se encaixa no seu contexto familiar e na sua rotina. Existem vários vídeos onde mães comentam qual foi a experiência delas com “x” cadeirinha, uma ótima dica é ver como aquele modelo funcionou ou não para aquele contexto. Mas lembre-se sempre que a segurança é o item mais importante das sua lista de exigências de uma cadeira de alimentação.

Gostou deste texto? Compartilhe com aquele seu casal de amigos que estão ficando quase loucos para montar o enxoval ou aquela amiga que está preocupada com a proximidade da fase de introdução alimentar do filho dela. E você? Como você escolheu a cadeira de alimentação do seu filho? Comente aqui embaixo para ajudar outras mamães como você!

Loja Lá Vem Bebê

Logo Lá Vem Bebê