Brincadeiras de Páscoa para as crianças

Olá mamães, chegamos  na semana mais gostosa do ano, a semana da Páscoa. Além de ser a semana mais gostosa, ela também se encaixa na semana de dúvidas, muito parecida com o Natal, não é mesmo? As mamães ficam pensando em qual será a surpresa para o filho. Ficam na dúvida se fazem as pegadas do coelhinho da Páscoa ou se entregam diretamente os ovos para os filhos. Tem aquelas mamães de bebês que querem participar da brincadeira porém o seu filho ainda não come chocolates. Vamos tentar sanar todas essas dúvidas e também como fazer brincadeiras de páscoa para tornar o dia ainda mais divertido.

Brincadeiras de páscoa:  “caça aos ovos”

Caça aos ovos é a brincadeira mais popular e aquela que as crianças mais gostam, além disso é considerada a brincadeira que mais faz elas acreditarem no “coelhinho da páscoa” afinal, tem a pegadas que comprovam isso.

Vamos listar as formas de você fazer a sua caça aos ovos bem divertida.

  • Pistas com bilhetes

Essa brincadeira se torna mais interessante para as crianças maiores que já saibam ler, caso o seu filho ainda não saiba ler, leia você para ele.

A ideia é colocar pistas com enigmas para eles irem decifrando e achando, conforme eles forem avançando.

Exemplos:

  1. Em que lugar as panelas que fazem a comida ficam? (No armário da cozinha).
  2. Lugar em que eu fico limpinho (Banheiro).
  3. Não saímos de casa sem eles (essa vai ser mais difícil de descobrir, mas são os sapatos).
  4. Lugar em que a minha cabeça fica quando estou dormindo (travesseiro).

Desta forma você pode usar também dicas de coisas pessoais e brincadeiras internas que vocês costumam fazer. No final de decifrar todos os enigmas ele achará o seu ovo escondido.

  • Pegadas pela casa

Essa é um clássico quando o assunto é Páscoa. As crianças simplesmente amam seguir as pegadas dos coelhos para encontrar seu ovos. Nesta brincadeira, você pode esconder o ovo em mais de um ponto da casa, mostrando através de “pegadas” os locais que o coelho passou!

Como fazer: 

De papel:

As pegadas podem ser feitas de papel, onde você imprime uns moldes em formato de patinhas de coelho, recorta e cola no chão com fitas adesivas dupla face. Uma dica: comece pela porta, para dar a entender que o coelho entrou pela porta de casa.

Com pó de café

As patinhas do coelho também podem ser feitas com pó de café, use seus três dedos da mão colocando o anelar e o indicador para trás e o dedo do meio na frente, assim formamos 3 pontos que vão parecer a pegada do coelho no chão. O pó de café vai parecer que as patinhas estavam sujas da rua. Inclusive você pode usar esse argumento com os seus filhos. “Olha as patinhas sujas da rua do coelhinho da páscoa.”

Desta mesma forma que usou o pó de café, pode ser usada também a tinta guache ou até mesmo maquiagem para fazer as pegadas do coelhinho. Algumas pessoas fazem carimbo também, assim as pegadas ficam mais precisas e você não precisa se sujar toda para fazer.

Brincadeiras de páscoa: usando cenoura

A cenoura todos nós abemos que é o alimento do coelho, com isso vamos usar ela para fazer duas brincadeiras, uma é para achar os ovos. É uma “caça aos ovos” só que com cenoura e a outra é para divertir esse dia.

 Caça aos ovos com cenoura

A brincadeira é a mesma das anteriores, só que ao invés de colocar pegadas pela casa você antes de dormir vai colocar uma cenoura na porta de casa e avisar o(s) seu(s) filho(os) que vai deixar para atrair o coelho da Páscoa.

Portanto quando as crianças dormirem, você vai picar essa cenoura pela casa até o local onde estará escondido o ovo de páscoa dele(s). Assim eles vão achar que o coelho realmente passou e deixou os seus rastros.

Careta da cenoura

Essa brincadeira você corta as rodelas nas cenouras e cada membro da família coloca um pedaço no olho e a brincadeira é para que a cenoura chegue na boca sem usar as mãos, quem for deixando cair perde a brincadeira. Toda a família pode participar. Use a cenoura cozida!

Brincadeiras de Páscoa para os bebês

E para os bebês que não comem chocolate, mas adoram uma brincadeira. Muitas mamães optam por fazer o “mesversário” do bebê com o tema Páscoa e a partir disso encontramos aquelas fofuras vestidas de coelhinho de páscoa que alegram o dia da família toda.

Neste caso, não podemos deixar eles de fora da brincadeira, não é mesmo? Vamos falar o que se pode ser feito com os bebês que não comem chocolate.

Como substituir o chocolate na Páscoa?

Não só para os bebês, mas também para as crianças que não podem por algum motivo comer chocolates. Alergias, intolerância, neste caso como substituir?

  • Ovos com brinquedo 

Antes de tudo é bom lembrar que a maioria das crianças se importam mais com o brinde que vem dentro dos ovos do que com o ovo propriamente dito. Sendo assim, que tal você fazer um ovo de mentirinha para o seu filho com surpresa dentro?

Entregue e faça todas as brincadeiras de caça aos ovos e pegadas com eles, mesmo com os pequenos, eles adoram a festa. Quando chegar no local terá um ovo de brinquedo ao invés de chocolate e dentro terá uma surpresa igual a dos outros ovos. A criança vai amar!

  • Bichos de pelúcia

Muitas crianças e bebês adoram os bichinhos de pelúcia para brincar, neste caso, como é Páscoa, você pode dar um coelho da páscoa de pelúcia, nesta época do ano você encontra em mutas lojas vendendo essa fofurice.

  • Para os bebês

Diversas ideias vão surgindo e no caso dos bebês com menos de 1 ano, eles podem ganhar mordedores que lembram a páscoa, naninhas, brinquedos de coelhinho. Existem bastante opções no mercado hoje. Desta forma ele ficará lindo na foto e quando crescer tenho certeza que vai amar ver essas fotos junto com a família que vai lembrar com muito carinho desse dia.

Brincadeiras de Páscoa: para fazer no domingo de Páscoa

Para tornar esse dia ainda mais divertido, após a caça aos ovos e todos os momentos de encontrar os ovos e brinquedos, faça algumas brincadeiras de páscoa com o seu filho para que ele sempre tenha a memória de que a Pascoa é um dia feliz!

Cordeiro de algodão

Nesta brincadeira você vai desenhar em um papel um cordeiro, esse papel pode ser um mais durinho como cartolina ou até mesmo um pedaço de caixa de papelão que tenha em casa, o cordeiro serve para que seu filho saiba o verdadeiro sentido da páscoa. Separe algodão em formato de bolinha e peça para o seu filho ir colando no corpo do cordeirinho.

Cascas de ovos

Nessa brincadeira você vai utilizar cascas de ovos usados, quebre somente a pontinha do ovo para que casca fique inteira, recorte fitas adesivas e vai colando em partes do ovos, assim deixe o seu filho ir pintando os ovos e colorindo da forma que ele escolher. ficam lindos e depois ainda servem para enfeitar o quarto deles!

Nesta brincadeira, você pode cozinhar os ovos primeiro, deixar as crianças pintarem, mostrar toda a sua arte como se fosse uma exposição e depois vocês comem os ovos felizes.

Rabo do coelho

O Rabo do Coelho Uma gincana bem conhecida  onde você coloca o rabinho de algodão (ou lã) no desenho de coelhinho. Essa brincadeira, não precisa de muitos materiais: basta uma bola de algodão, uma cartolina com um coelho desenhado, fita crepe e uma venda para os olhos das crianças. Vendadas, elas deverão acertar o pompom no lugar certo do desenho!

Tornando o dia feliz com brincadeiras de Páscoa

A páscoa é um momento de muita reflexão sobre seu verdadeiro sentido, mas também de muita diversão para os nosso pequenos. Aproveitem essa data para demonstrar amor e carinho pelos filhos de vocês com brincadeiras fazendo desse dia um dia feliz e inesquecível.

Se você esta fazendo seu chá de bebê ou “mesversário” na páscoa, conte conosco da Lá vem Bebê para tornar esse dia ainda mais especial.