Água na gravidez – Benefícios comprovados

Tomar água sem dúvidas ajuda na saúde corporal. Isso melhora inigualavelmente a saúde durante a gravidez.

Neste conteúdo falaremos sobre os benefícios de tomar a quantidade recomendado de água e como otimizar para não esquecer e tomar esse precioso líquido e ingerir adequadamente..

A gravidez e a água

Durante as consultas de pré Natal provavelmente o médico obstetra irá orientar a gestante a tomar água.

Saiba que a água na gravidez também tem a função de ajudar diretamente para o crescimento e desenvolvimento adequado do bebê, devido a importância da água em tantos fatores relevantes no período gestacional. Por isso é preciso que a ingestão de água seja acompanhada de perto.

Quanto se deve beber de água por dia durante a gravidez

A recomendação é que a mamãe beba no mínimo de dois a três litros de água por dia, e preferencialmente em períodos que não ultrapassem cinco horas por dia.

Lembrando que essa ingestão de água é benéfica para a mamãe e o bebê, principalmente para amenizar possível mal estar e prevenir doenças que acompanhem sinais como inchaço e retenção de líquido. 

Principalmente durante as primeiras semanas o organismo da mulher necessita de um aumento do consumo diário de água, sendo direcionado para a formação e manutenção do líquido amniótico.

A importância do consumo de água na gravidez  e o líquido amniótico

O líquido amniótico é formado nas primeiras semanas da gravidez. Esse líquido tem aspecto claro e contém proteínas, nutrientes, hormônios e anticorpos.

A partir de 02 semanas se inicia sua formação e pode chegar até a 800 ml com trinta e quatro semanas de gestação. 

O líquido amniótico tem como principais funções regular a temperatura do bebê, proteger o pacotinho contra infecções, evitar possíveis traumatismos, permitir movimentos e impede que o cordão umbilical seja pressionado.

Aumente a hidratação durante a gravidez

Saiba que a água é a única bebida que é essencial, pois sem ela não há como viver. Esse precioso líquido tem a função de nutrir, e é constantemente descartada pelo corpo, através do suor, fezes, secreção e respiração. Isso significa que não podemos deixar de repor.

Pense que isso acontece com mais intensidade durante o período de gravidez, onde ocorre uma mudança significativa nos hormônios da mulher.

Essa ingestão adequada de água ajuda na saúde da grávida principalmente no combate à infecções e diminuição de edemas.

Principais benefícios da ingestão adequada de água durante a gravidez

Sabe aqueles incômodos que são mais comuns e persistente no período da gravidez da maioria das mulheres?

Eles podem ser amenizados com a ingestão adequada de água. São inúmeros os benefícios de água pura e ideal para o consumo.

Veja alguns deles:

  • Diminui a probabilidade de infecções, principalmente as de urina. 
  • Ameniza câimbras 
  • Controle de peso durante a gestação 
  • Melhora o funcionamento do intestino, diminuindo a prisão de ventre. 
  • Aumenta o fluxo de sangue 
  • Melhora o aspecto da pele 
  • Deixa o sangue mais fluido e mais fácil do coração fazer o bombeamento.
  • Tende a diminuir desconfortos gástricos, como azias, náuseas e vômitos. 
  • Diminui a probabilidade de estrias em excesso, pois ajuda na elasticidade da pele. 
  • Diminui o inchaço, e isso ameniza o risco de aumento de pressão arterial 
  • Embica dores de cabeça enxaquecas, pois atua em transporte de íons. 

A água e a prática de atividade física

Hoje em dia, muitas mulheres praticam atividade física durante a gravidez. Os médicos obstetras costumam recomendar essa prática depois das primeiras doze semanas da gravidez, que é quando os riscos já amenizaram e o bebê já está formado.

Ao ter a liberação do médico obstetra, saiba que para esse combo ficar maravilhosamente bem, é recomendado a ingestão de água de forma adequada para que mal estar seja evitado, aumentando a segurança da mamãe e do bebê durante o exercício.

Isso pode levar a desestabilizar o controle da temperatura do corpo, atuar na redução da motivação, elevar o nível da fadiga e dificultar o exercício, tanto na parte física, como na mente.

Se a grávida não se mantiver devidamente hidratada, seu desempenho durante a atividade também pode cair

Tenha sempre em mãos uma garrafinha com água , e não espere sentir sede para ingerir.

A água e o calor

Em regiões  de clima mais quente, o ideal é que esse consumo seja mais acompanhada com atenção, pois corre o risco de haver desidratação mais depressa.

Converse sempre com seu obstetra do que se pode ser feito, de maneira mais otimizada para aumentar o consumo de água. Para ter todos os benefícios do líquido, é recomendado consumir pelo menos 2 litros de água por dia, que não devem ser substituídos por sucos ou refrigerantes

A água durante a gravidez e os alimentos

Sabemos que muitos alimentos possuem alto teor de água em sua composição. Portanto, para melhorar e Manter a saúde da mamãe e do bebê cada ml conta.

Por isso vamos deixar uma lista com os principais alimentos com alto teor de água.

Confira os vegetais: 

  • Alface 
  • Pepino
  • Espinafre 
  • Tomate 
  • Repolho 
  • Abobrinha 
  • Cenoura crua 

Veja as frutas: 

  • Melancia 
  • Melão 
  • Kiwi 
  • Abacaxi 
  • Pêra 

Esses alimentos podem ser consumidos com moderação, sempre seguindo as devidas orientações do nutricionista que acompanha a mamãe durante a gravidez. 

A ingestão de água na gravidez e os enjoos

Sabemos que principalmente as primeiras semanas da gravidez podem ser difíceis para a maioria das gestantes, isso por conta dos incômodos enjoos e episódios de vômitos que costumam se fazer presentes em algumas grávidas nesse período.

Mesmo assim, é importante que a grávida se mantenha hidratada para evitar maiores complicações.

Pensando nisso, recomendamos que: 

  • As grávidas tomem água aos poucos, aderindo a pequenos goles 
  • Tomem água em temperatura ambiente, ao invés de gelado. 
  • Ingira sucos e chás, liberados pelo profissional que a acompanha. 
  • Optem por sopas, caldos e frutas com alto teor de água
  • Podem fazer água saborizada, com ingredientes liberados por seu médico obstetra.

Qual água a gestante deve ingerir

Mais importante que ingerir água, é se preocupar com a procedência do líquido. Antes de beber a água, lembre de verificar se ela é mineral, filtrada ou fervida. Esse cuidado serve para evitar o risco de infecções gastrointestinais .

Certifique-se sobre a validade e vida útil do filtro, caso opte por usar água de um aparelho desse em casa. Essa atenção deve ser redobrada ao ingerir água fora de casa, ao sair. Para garantir melhor sua segurança, procure andar com sua garrafa de água.

A Lá Vem Bebê está com você

O processo da gestação tende a ser novo e de aprendizado acelerado.

Ao produzirmos nossos conteúdos e produtos, pensamos diretamente em ajudar a passar por ele de forma leve e responsável.

Isso tem influencia direta das informações que você absorve e as atitudes que toma. Por isso, tenha a certeza do nosso comprometimento com esse processo que você está passando.

Saiba que cada dia é um período dessa etapa que deve ser curtida e guardada em um cantinho bem especial do seu coração, já que faz parte da sua história de vínculo com seu bebê, que ainda está no forninho.

Para continuar acessando nossos conteúdos:

Nos siga no Instagram

Acompanhe nosso Facebook

Acesse nosso blog

Fique com um super abraço,

Equipe Lá Vem Bebê