Banheirinha de porcelana

Acessórios úteis durante e após a gravidez

A mamãe precisa de uma mãozinha? Pode procurar! Seja para o que for, o mercado está lotado de produtos para ajudar a gestante e a mamãe em todos os momentos!

Tanto durante a gestação quanto após o parto, a mamãe pode contar com uma gama imensa de acessórios que podem ajudar bastante.

Seja para tornar a vida da mamãe mais confortável, ou para ajudar efetivamente nos cuidados com seu filho, é importante conhecer e avaliar os produtos que hoje podem ser encontrados.

Muitos deles, não só ajudam a mamãe, mas também o bebê.

De protetores de seio a slings, saiba tudo sobre os acessórios úteis durante e após a gravidez!

Para a mamãe gestante

Durante a gestação, além das mudanças físicas, a quantidade de hormônios traz muitas diferenças para a mamãe.

Com o passar dos meses, a barriguinha cresce, as pernas começam a dar seus sinais… A dificuldade para dormir ou mesmo encontrar uma posição confortável durante o dia pode ser inevitável.

Mas dá para amenizar bastante com atitudes e acessórios simples.

Travesseiro de corpo

Uma boa noite de sono é essencial para o bem estar da mamãe e para o correto desenvolvimento do bebê. Com a barriguinha crescendo, a posição durante a noite acaba ficando cada vez mais difícil.

Existem algumas alternativas que podem ajudar bastante!

Uma delas é o travesseiro de corpo. É um travesseiro inteiriço, que possibilita que a mamãe ajuste a barriga e as pernas à sua melhor posição.

A possibilidade de envolver a barriga e as pernas ajuda a posicionar a mamãe de lado, para que ela consiga ter um sono melhor.

Algumas mamães preferem usar apenas um travesseiro entre as pernas, para ajustar a altura entre as pernas e a barriga.

Cinta de sustentação

O peso de bebê faz com que muitas mamães sintam dores nas costas em algum momento da gestação.

A cinta de sustentação pode ajudar bastante a mamãe a manter a postura e a não sentir tanto os efeitos do peso da barriga.

Outra técnica que vem sendo utilizada são as kinesiotapes. São faixas elásticas usadas normalmente por atletas para melhorar dores musculares e problemas nas articulações.

A fita pode auxiliar tanto nas dores nas costas quanto na sustentação da barriga. Mas vale lembrar que ela necessita do auxílio de um profissional para que a mamãe aprenda a aplicá-la corretamente.

Meia compressora

Com o aumento do volume de sangue percorrendo o corpo, é natural que o inchaço nas pernas e pés apareça. Principalmente no final da gestação, esse sintoma costuma causar bastante incômodo ás mamães.

O uso de meias de compressão leve pode ajudar bastante. Elas ajudam a melhorar a circulação das pernas o que traz alivio imediato para o desconforto.

As meias também só devem ser utilizadas após a autorização de seu médico. Ele vai poder orientar a mamãe a qual a compressão permitida para que o problema não seja agravado ao invés de melhorar.

Depois do parto

Após o parto, além de precisar de alguns acessórios que são quase obrigatórios, a mamãe também pode contar com outros para dar uma mãozinha.

Conchas de silicone

Apesar de bastante comuns e fáceis de encontrar no mercado, as conchas não são indicadas para todas as mamães.

Com o auxílio do seu médico, a mamãe poderá tirar a dúvida se ela precisa ou não do acessório. Ele é usado para ajudar a moldar o bico do seio a fim de facilitar a amamentação. Também é usado para ajudar a coletar o leite que, muitas vezes, escorre do seio quando já está chegando a hora de amamentar.

Muitos especialistas não recomendam o uso por ele deixar a região fechada, o que facilitaria a formação de possíveis fungos e bactérias.

Por isso, novamente, converse com seu médico sobre a necessidade do uso da concha.

É importante lembrar que o melhor cicatrizante para possíveis lesões nos mamilos é o próprio leite materno.

Protetores de seio

Os protetores de seio são outra necessidade das mamães no pós-parto. Eles são utilizados para proteger o bico do seio e para absorver o leite excedente. Mas eles também devem ser utilizados com atenção.

Sua troca deve ser realizada assim que a mamãe perceber a sua umidade. Assim, ele protege as roupas, mas não “abafa” o bico do seio.

Bombas para retirada de leite

A maioria das mamães tem um excesso na produção de leite logo após o parto.

As bombinhas de sucção garantem que o leite excedente seja retirado e possa ser reaproveitado posteriormente.

Caso a mamãe tenha bastante leite, a bombinha também vai ajudar bastante a ter uma outra atitude linda: doar leite materno.

Após a retirada, coloque o leite em potes de vidro previamente esterilizados e congele. Há diversos postos de coleta espalhados em todas as cidades. Assim, você ajuda outras crianças a crescerem fortes como o seu bebê.

Poltronas e almofadas para amamentação

As poltronas de amamentação ajudam muito a manter a posição correta do bebê na hora da mamada. E ainda fazem com que a mamãe permaneça na posição correta durante esse processo.

As almofadas também ajudam muito. Algumas mamães até mesmo deixam a poltrona de lado e utilizam apenas as almofadas.

Com o passar dos dias, a mamãe descobre qual a melhor posição para ela e para o bebê.

Slings e Cangurus

Nada como ter as mãos livres para conseguir realizar tarefas. Mas como fazer isso com um bebê no colo?

A solução podem ser os slings e cangurus.

O sling é uma faixa de tecido que, amarrada da forma correta, possibilita carregar o bebê junto ao corpo, sem o auxílio das mãos. Esse contato direto é bastante estimulado por médicos e especialistas. Mas depende muito da adaptação da mamãe- e do bebê- ao uso do acessório.

Os cangurus são como pequenas mochilas onde o bebê é colocado na parte da frente do corpo da mamãe. Assim como os slings, dependem da adaptação para que seu uso seja adequado.

O mais legal desses dois acessórios é que eles podem ser utilizados pela mamãe e também pelo papai!

 

Os acessórios estão cada vez mais modernos e funcionais. Mas, mesmo assim, não deixe de conversar com seu médico e com o pediatra do bebê sobre o uso de qualquer um deles.

Se utilizados da maneira correta, eles ajudam muito a mamãe durante esse período sensacional que é a gestação e o pós-parto.

Os acessórios para o bebê também são fundamentais para ajudar a mamãe com o recém-nascido. Venha ver essas dicas imperdíveis para montar o enxoval do seu bebê!

 

 

 

Acessórios úteis durante e após a gravidez
Avalie este post