A baba do bebê: quando se preocupar

Andar com uma fraldinha de boca ou um babador para limpar a baba do bebê é uma coisa bem comum para as mamães e papais já que chega uma fase em que eles babam muito. É um item indispensável na hora de arrumar a bolsa do bebê para fazer um passeio.

O bebê começa a babar e as mamães começam a receber os palpites. Será que é dente? Os palpites costumam aumentar ainda mais a partir do terceiro mês. Frases como “passa gel na gengiva” e “usa mordedor congelado” são recorrentes para a mamãe. Praticamente um palpite por dia, vindo de todos os lugares.

Nem sempre o aumento da baba do bebê é porque um novo dente está nascendo. Então você sabe dizer quando é um novo dentinho vindo ai, quando é algo natural e quando está mostrando algum outro problema?

É sobre essas coisas que vamos conversar hoje, e no final deste post você saberá ver quando é natural toda a baba do bebê e quando alguma coisa pode estar acontecendo, precisando então da ajuda de um profissional como o pediatra.

O que é a baba do bebê e suas funções

A baba faz parte do desenvolvimento do bebê. Os papais, na maioria dos casos, não precisam se preocupar com ela.

A baba é definida como a saliva que sai acidentalmente para fora da boca, e essa saliva é produzida nas seis glândulas salivares existentes na região da boca e podem produzir até quatro litros por dia.

De fato a partir do terceiro mês ela fica mais intensa e frequente, pois ela também sinaliza que os primeiros dentinhos do bebê estão chegando. Entretanto o nascimento dos dentes não é o único motivo para que eles tenham tanta saliva saindo assim de suas boquinhas.

Em primeiro lugar, no caso dos nossos pequenos, a baba do bebê que parece estar em excesso é porque eles ainda não tem uma coordenação neuromuscular adequada. Essa coordenação inadequada faz com que eles não consigam engolir a saliva.

Além disso, a saliva excessiva muitas vezes indica sim que um novo dente está aparecendo, inclusive a baba do bebê alivia a gengiva sensível.

Do mesmo modo, a partir dos três meses o bebê entra em uma fase oral, então tudo o que ele tem em seu alcance coloca na boca.

A baba do bebê e a idade

Bem como já falamos, a baba do bebê fica mais intensa a partir do seu terceiro mês de vida. Até o 18º mês do bebê é comum essa saliva em excesso, contudo a intensidade e frequência diminuem a partir dos dois anos de vida da criança.

É a partir dos dois anos que a criança passa a ter um desenvolvimento maior do sistema neurológico, e até mesmo da postura corporal, logo ela consegue engolir melhor a saliva que antes estava saindo pela boca.

As funções da saliva

Além de aliviar a gengiva sensível na fase de nascimento dos dentes, a baba do bebê tem outras funções, como:

  • Hidratar a boca;
  • Ajudar na hora de engolir;
  • Proteger contra a cárie;
  • Proteger os dentes;
  • Limpar restos de comida na boca

Nascimento dos dentes

Sobretudo o nascimento dos dentes é o que as pessoas costumam colocar como o principal motivo para o excesso de saliva dos bebês. Por isso é importante a gente falar bastante sobre isso.

Em alguns casos o motivo do aumento da produção de saliva é sim porque um dentinho está vindo aí, mas em outros não.

À primeira vista é relativamente fácil saber quando um dente está nascendo. A gengiva do bebê incha, ele passa a coçar com muita frequência e com vários objetos, bem como com a própria mão.

Do mesmo modo, o nascimento dos dentes também podem causa febre e dor. Além disso, eles podem ficar até mesmo agressivos, acordar mais durante as noites e recusar comer, beber e mamar.

Normalmente os primeiros dentinhos surgem por volta dos seis meses de idade, porém cada organismo tem o seu próprio ritmo. Muitas vezes fazer comparações do desenvolvimento entre bebês com a mesma idade é um problema justamente por isso.

Para aliviar todos os desconfortos, massagear a gengiva do bebê é uma boa coisa a se fazer, bem como acolher, dando carinho e atenção, e brinquedos para que eles possam morder, desde que sejam aprovados pelo Inmetro.

 

Quando devo me preocupar

Se não tem nenhum dente vindo por aí, bem como o bebê não está na fase em que falamos ser mais comum o excesso de saliva (três a dezoito meses de vida), é bom procurar pelo pediatra para que ele possa investigar.

Quando a baba do bebê está em excesso e fora de época, algumas coisas que podem estar acontecendo é o aparecimento de aftas, resfriados, refluxo, entre outras coisas.

Contudo esse excesso de saliva não costuma ser considero um problema, por isso não se indica um tratamento. Se o bebê apresenta alguma outra coisa que faça com que a produção de saliva aumente, é isto que será tratado.

 

 

Em suma, é totalmente normal e natural que o bebê tenha baba escorrendo pela boca. Se espera que isso aconteça até perto dos dois anos, e que passe sozinho.

Nós chegamos ao mundo tendo que desenvolver muitas coisas, e a coordenação neuromuscular é uma delas, assim como a moleira e a imunidade também!

Não costuma ser motivo para preocupação essa saliva em excesso, a não ser que outro problema esteja causando isso.

O nascimento dos dentes é um dos motivos para aumentar a baba, mas não é o único. É relativamente fácil saber quando um novo dentinho está vindo ai, então fique sempre de olho.

E como sempre falamos, converse sobre tudo com o pediatra do seu filho. Ele é quem vai avaliar melhor a criança.

Mas, e por aí na sua casa, como anda a baba do seu bebê? Você está sempre com uma fraldinha de boca no seu alcance ou não é para tanto? Como foi quando os primeiros dentes estavam nascendo? Conte tudo para a gente nos comentários!