7 passos para um chá de bebê inesquecível

Se #LáVemBebê, vem também #ChádeBebê! E para esse momento tão importante ser inesquecível, separamos um passo a passo para um chá de bebê simples e barato. Então, se você quer saber como organizar um chá de bebê, este guia vai orientar você, futura mamãe =D

Para começar, você está grávida e tem muita coisa com que se preocupar, então recrute ajudantes. Sim! Pode ser a madrinha, a vovó, suas amigas, irmãs, primas, ou seja, alguma pessoa que seja próxima.

Você é a convidada de honra deste chá de bebê, o ideal é que sua participação na organização seja apenas supervisionar, escolher os presentes, quitutes e montar a lista de convidados.

Chá de bebê virtual

Reunimos informações básicas da versão tradicional dos chás de bebês.  Essas ideias podem ser adaptadas ao seu estilo, converse com suas amigas que irão te ajudar para pensar na melhor maneira de realizar seu chá. Geralmente, a festinha é feita lá pelo sétimo mês de gestação e as convidadas costumam ser apenas as mulheres, mas não tem nenhum problema em chamar os meninos para a festinha.

Para começar, planejamento é essencial! Para que você consiga organizar as coisas sem correria, começar os preparativos com dois meses de antecedência é o ideal. Primeiro, escolha o tipo de chá que será: de bebê (em que você monta a lista de presentes para os convidados) ou então de fraldas (no qual os convidados presenteiam a futura mamãe com pacotes de fralda). Nada impede você fazer um chá de fraldas e de bebê, pedir alguns itens básicos do enxoval e mais fraldas. O legal mesmo, é esse momento de carinho entre amigos e a mamãe.

Então vamos planejar! Precisamos primeiro pensar nos convidados; depois o tema ou a cor/decoração do seu chá de fraldas ou de bebê; depois o dia e local que o encontro acontecerá; aí chega a parte boa de definir a lista de presentes; fazer os convites, separando os itens que você vai pedir em cada um; o cardápio; e, para terminar, a lembrancinha para os convidados no dia da festa. Anotou? A gente mostra:

Cada estágio tem suas fases, o #LáVemBebê ajuda a mamãe a montar a lista de presentes de maneira prática, online e segura. As etapas que gastam mais tempo são a decoração (dependendo das ideias mirabolantes da mamãe), fazer os convites com a lista de presentes e definir o cardápio. Acompanhe em 7 passos como ter um chá de bebê gostoso e inesquecível!

A Lista de convidados é a primeira coisa que deve ser pensada. Dessa forma, você terá ideia do tamanho da festa e, assim, poderá programar melhor os comes e bebes do dia.

Normalmente, as mamães convidam para o chá de bebê seus familiares e amigos mais próximos. Mas hoje em dia, é muito comum convidar alguns colegas do trabalho e aqueles amigos que moram mais longe. Aproveite este momento para reunir aquelas pessoas que você não vê há tempos, você vai se surpreender como algumas delas ficarão superfelizes de poder compartilhar este momento tão especial ao seu lado.

Depois de fechada a lista de convidados, é hora de pensar em um lugar para a realização. Se sua casa comportar os convidados de forma confortável, perfeito! Tudo é válido para facilitar a vida da mamãe. Também pode ser feito na casa de alguma amiga próxima ou onde for mais conveniente.

Para escolher a data, prefira um final de semana, para garantir que os compromissos do dia a dia não impeça seus convidados de participar. Por questão de organização, é mais prático fazer no meio ou final da tarde, pois se fizer almoço ou jantar o cardápio fica mais complexo.

A duração média de um chá de bebê não passa muito de umas 3 ou 4 horas, afinal, a mamãe não deve se cansar.

Essa parte é bastante divertida! Você pode criar um tema para sua festa e fazer a decoração baseada neste estilo. Se você já souber o sexo da criança, uma boa dica é pegar algo direcionado para menino ou menina. Se ainda não souber, pode usar temas mais neutros como ursinhos, natureza, personagens de desenhos ou até se inspirar na própria maternidade para fazer os enfeites. Deixe a imaginação agir e peça sugestão para suas amigas!

Uma coisa é óbvia, independentemente da hora do dia que você fará a festa, tem que ter chá! Onde já se viu um CHÁ de bebê sem chá? =P

Para pensar nos comes e bebes, devemos considerar o horário da festinha. Lembra que aconselhamos a fazer no final da tarde? Fica bem mais simples montar o menu. Uma opção é combinar entre os convidados para cada um trazer um item.

O que se costuma servir são salgados, como sanduíches de metro cortado, pão de queijo, pipoca, torradinhas com patês, torta, alguns doces como brigadeiro e beijinho, talvez algum bolo. Para beber, sucos, café, chá (pode ser gelado se estiver calor), leite e refrigerante. Não esqueça que tudo tem que ser muito prático!

Você pode também encomendar, ligue para a padaria perto da sua casa ou tente se lembrar daqueles salgadinhos e docinhos maravilhosos que a mãe ou a avó de alguma amiga sua fazia.

Para saber a quantidade de comida, coloque na conta 6 salgadinhos pequenos (ou 3 fatias de sanduíche de metro) e 4 docinhos por pessoa para cada 3 horas de festa. Para a bebida, considere cerca de 500 ml para cada pessoa para 3 horas de festa. É claro que isso é uma estimativa, pense nos seus convidados e veja se está legal.


Veja também:


 

Esta parte precisa de um planejamento mais detalhado. Bebê utiliza um monte de itens de higiene e acessórios, nós temos uma sugestão bacana e bastante completa do enxoval do bebê, veja aqui o que você precisará nesta lista.

O mais comum é pedir um ou dois presentes por convite. Não fique tímida em colocar no convite o presente que cada um deve levar. Isso é uma tradição e, afinal, você está convidando as pessoas com quem quer dividir este momento tão especial.

Outra maneira, mais prática e mais moderninha de receber os presentes, é através da lista de presentes virtual do #LáVemBebê. Assim, você recebe o dinheiro dos presentes e pode comprá-los conforme seu bebê vai crescendo, sem que precise arrumar espaço para guardar aquele monte de fraldas e acessórios tudo de só uma vez.

Caso você já esteja com o enxoval completo, uma ideia muito bacana é fazer uma Chá de Bebê solidário. Peça aos convidados para levarem uma lata de leite em pó e escolha algum orfanato ou instituição para crianças carentes para doar.

chá de bebê inesquecível

A entrega dos convites é muito importante, porque dá tempo das pessoas se organizarem e comprar o presente para seu bebê. Distribuí-los com um mês de antecedência seria ideal.

Você pode inovar no formato do convite e fazer algo diferente ou alguma coisa que se relacione com o tema do seu chá. Veja nosso post sobre os convitinhos e inspire-se. Não se esqueça de colocar as informações de forma clara e simples, como o nome do convidado ou convidados, data, horário, local e, se for o caso, endereço do site do chá de bebê e da lista de presentes virtual.

chá de bebê inesquecível

Um dia tão especial vai ficar marcado para sempre na memória de todos aqueles que te amam. É comum que os convidados levem uma lembrancinha desse momento. Sempre algo muito delicado que muitas vezes você mesma pode montar, mas nada que dê muito trabalho. Docinhos, álcool em gel, sabonetes, toalhinhas perfumadas, marca-páginas ou até chaveiros. Seria bacana que a lembrancinha tenha algo em comum com a decoração ou tema da festa.

Para tornar o momento mais divertido, é comum as amigas fazerem algumas brincadeiras durante a festa, mas para não perdermos o foco na organização, vamos deixar esse assunto para um outro post. De qualquer forma, você estará cercada de pessoas que te amam, certamente este momento especial será muito mais que divertido: será inesquecível =)


Psiu! Já vai embora? Por que não dá uma olhadinha nos links a seguir? Algo me diz que você irá amar 😉

1 comentário em “7 passos para um chá de bebê inesquecível”

Deixe um comentário