10 causas para a menstruação atrasada


Nesse post você irá ler sobre:

  • Até quantos dias é normal a menstruação atrasar
  • Quais são os 10 principais causadores disso

E agora, a menstruação atrasou! Será que estou grávida? Dúvidas como estas são frequentes para a maioria das mulheres, mas em alguns casos pode não ser gravidez.

Até quantos dias é normal o atraso da menstruação?

O ciclo regular de uma mulher é considerado o de 28 dias, mas ele pode variar entre 25 e 30 dias, sendo mais longo ou mais curto. Ou seja, para uma mulher com ciclo normal, a cada 28 dias, se ela não teve o óvulo fecundado, deve menstruar.

Como a menstruação é regulada por hormônios, um atraso de até 10 dias é considerado normal, desde que não ocorra com frequência, já que vários fatores influenciam no ciclo, como estresse, alimentação, entre outros.

Veja as 10 causas principais para o atraso da menstruação.


Você também irá gostar de ler:

10 primeiros sintomas de gravidez

Teste de gravidez sanguíneo ou de farmácia? Qual é mais eficaz?

O que é e como age o hCG no corpo da mulher


1. Gravidez

O atraso na menstruação pode sim significar gravidez e a primeira deve ser a primeira coisa investigada neste caso.

Para tirar a dúvida, a mulher deve fazer um teste de gravidez sanguíneo ou de farmácia e verificar alguns outros sintomas, que podem ser de gravidez.

2. Estresse e ansiedade

Sim, a nossa mente controla todo o corpo e pode desregular a nossa menstruação, o que significa que mexe com a produção de nossos hormônios.

Como isso acontece, é o que você deve estar se perguntando. E a resposta é simples. O estresse e a ansiedade conseguem agir na nossa produção hormonal, que é regulada pelo hipotálamo, e também na ovulação – em casos mais graves o estresse pode fazer com que a mulher nem ovule no mês, e isso pode causar o atraso na menstruação ou mesmo sua ausência.

Um caso que também pode acontecer é ter relações desprotegidas, esquecer de tomar a pílula ou romper o preservativo e a mulher ficar super “encanada” achando que está grávida, causando estresse e possível atraso na menstruação. Para tirar a prova, faça o teste de gravidez!

3. Interrupção da pílula

As mulheres que tomam corretamente a pílula anticoncepcional estão 99,9% protegidas, mas pode acontecer de engravidar sim. Em casos de esquecimento de tomar durante o ciclo, a menstruação pode ficar desregulada e atrasar, ou até mesmo ocorrer amenorréia – ausência de menstruação. Portanto, fique atenta!

4. Infecções ou doenças

Quando ficamos doentes nosso corpo fica todo desregulado, e basta uma simples gripe para mudar tudo. Isso porque , nosso corpo trabalha o tempo todo para construir imunidade e as doenças podem agir na ovulação e consequentemente na menstruação.

Alguns medicamentos também podem ser responsáveis por desregular o ciclo menstrual.

– Antipsicóticos
– Corticoides
– Antidepressivos
– Quimioterapia
– Imunossupressores
– Anti-hipertensivos

Obs: o uso de antibióticos, em geral, não provoca atraso menstrual. O que habitualmente interfere no ciclo menstrual é a infecção para qual o antibiótico foi prescrito.

5. Obesidade ou magreza excessiva

O peso também é um fator que está intimamente ligado à menstruação. Ganhar ou perder peso em pouco espaço de tempo causa desregulação no ciclo, pois as células de gordura do nosso corpo ajudam na produção de hormônios.

Peso em excesso

Mulheres acima do peso possuem mais células de gordura e podem acabar produzindo mais estrogênio do que o necessário e isso pode inibir a liberação do óvulo.

Baixo peso

A falta de células de gordura também pode influenciar na ovulação, pois interfere na capacidade de produzir estrogênio e consequentemente na ovulação. Sem ovular, não há menstruação!

6. Excesso de atividade física

Tudo em excesso faz mal, até mesmo a atividade física. Esse é o caso de mulheres atletas e esportistas com alta carga de exercício. Atividades diárias na academia não devem interferir na menstruação.

O atraso menstrual pode ocorrer devido a diversos fatores, neste caso, pelo baixo peso, estresse dos treinos e outros fatores.

7. Problema na tireóide

O hipotireoidismos e o hipertireoidismo são doenças que agem diretamente nos hormônios e podem causar alterações no ciclo menstrual, desregulando ou mesmo levando a mulher à amenorreia.

8. Menopausa

Mulheres na faixa dos 45 a 60 anos podem entrar no período de menopausa, ou seja, fase em que a produção de óvulos cessa e consequentemente a menstruação também. Geralmente esse fator ocorre nesse período da mulher, mas pode acontecer a menopausa precoce que vem antes mesmo dos 40 anos.

9. Ovário policístico

A Síndrome do Ovário Policístico- SOP – é uma doença que pode atingir as mulheres em todas as fases e se caracteriza pela produção de hormônios masculinos em excesso, provocando menstruação irregular, excesso de pelos, espinhas, sobrepeso e cólicas menstruais muito fortes.

10. Erro de cálculo

E se depois de todos esses fatores você não se encaixar em nenhuma das opções, você pode ter feito um cálculo errado do seu ciclo. Isso ocorre muito com mulheres que apresentam ciclos irregulares ou que não marcam certinho o início e término da menstruação para saber o tamanho do ciclo.

Uma boa alternativa é marcar no celular e ir calculando ao longo dos meses.

 

Deixe um comentário